Coren-PI dialoga com Sesapi sobre jornada de trabalho e remuneração da Enfermagem

A reunião foi positiva e demonstra o compromisso das instituições com o diálogo e a valorização da categoria

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Samuel Freitas, participou, nesta terça-feira (7), de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dr. Dirceu Campelo, e representantes da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, Organização Social responsável pela gestão de unidades de saúde em Valença, São Raimundo Nonato, Picos e Teresina (Mocambinho).

O encontro teve como objetivo o diálogo sobre questões relacionadas às condições de atuação e ao cumprimento da legislação que rege o Exercício Profissional da Enfermagem. Entre os temas abordados, esteve a carga horária e o recebimento proporcional ao Piso Salarial da Enfermagem para profissionais que atuam em escala 12×36. Após o diálogo, ficou encaminhado que os profissionais devem receber o equivalente ao piso proporcional a 44 horas semanais, conforme previsto na legislação vigente.

Presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, cobrou soluções para as principais demandas dos profissionais de Enfermagem que atuam nas OS’s

Outro ponto discutido foram as denúncias de que profissionais de Enfermagem estariam desempenhando funções de maqueiros, o que é vedado pela Resolução Cofen nº 588/2018. A Organização Social se comprometeu a adequar o quantitativo de maqueiros às necessidades das unidades, de modo a garantir que os enfermeiros e técnicos de Enfermagem atuem exclusivamente dentro de suas atribuições legais.

Para o presidente do Coren-PI, a reunião foi positiva e demonstra o compromisso das instituições com o diálogo e a valorização da categoria. “Foi uma reunião produtiva, em que avançamos em pautas importantes para a Enfermagem. O Coren-PI seguirá acompanhando de perto os encaminhamentos e reafirma aos profissionais que podem contar com o conselho, sempre em defesa dos direitos e do fortalecimento da profissão”, destacou Samuel Freitas.

Além do presidente, estiveram presentes, pelo Coren-PI, os assessores jurídicos Paulo Cefas e Alonso Duarte, e o assessor técnico Nazareno Coutinho Júnior.

O Coren-PI reforça o compromisso com a valorização e a defesa das condições éticas e legais de atuação da Enfermagem, e orienta que profissionais e cidadãos denunciem eventuais irregularidades por meio de sua Ouvidoria, disponível em: https://coren-pi.org.br/ouvidoria.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *