ALEPI realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos do Coren-PI

Evento reuniu profissionais de Enfermagem, autoridades, familiares e amigos dos homenageados, em uma manhã de reconhecimento e emoção

Em um momento de celebração e reconhecimento à história da Enfermagem piauiense, o plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu, na manhã desta terça-feira (21), uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). A solenidade marcou o Jubileu de Ouro da autarquia, que há meio século atua na fiscalização, valorização e defesa do exercício ético e qualificado da profissão no estado.

A proposição foi do presidente da ALEPI, deputado Severo Eulálio, que também presidiu a sessão. Na ocasião, foram entregues Títulos de Cidadania Piauiense aos enfermeiros Lidya Tolstenko Nogueira, Sandra Marina Gonçalves Bezerra, Flaviano Marques Aragão e Wendel Marcos Alves, em proposições de autoria do deputado estadual licenciado e atual secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, conhecido pelo seu compromisso com a categoria e pela defesa constante das demandas da Enfermagem. Entre os homenageados, Sandra Marina e Wendel são conselheiros do Coren-PI, e Flaviano é ex-conselheiro da autarquia.

Presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou o significado dos 50 anos de história do Conselho e os desafios que ainda persistem

Durante seu discurso, o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou a força e a relevância da categoria para a sociedade, ressaltando o significado dos 50 anos de história do Conselho e os desafios que ainda persistem. “Este é um marco que nos enche de orgulho. A Enfermagem é a maior categoria da saúde e está presente em todos os espaços de cuidado. Nosso desafio é mostrar à sociedade que o profissional de Enfermagem vai muito além de administrar medicamentos ou realizar curativos. Somos uma categoria com mais de 120 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cada vez mais autônoma, atuando com qualidade e segurança, respaldada pelo Sistema Cofen/Coren”, afirmou.

Outro momento marcante da solenidade foi a concessão da Medalha do Jubileu de Ouro do Coren-PI. A honraria foi entregue, pelo presidente do conselho, ao deputado Severo Eulálio, ao secretário Carlos Augusto, e às enfermeiras Rosilane de Lima e Iolete Cunha, em reconhecimento ao apoio e à contribuição de cada um à valorização da Enfermagem.

Ao fazer uso da palavra, Cel. Carlos Augusto parabenizou a categoria pelo legado e reafirmou seu compromisso com a Enfermagem.“ É uma alegria muito grande poder homenagear todos os profissionais da Enfermagem e ser conhecido como ‘o coronel da Enfermagem’. Tenho um histórico produtivo, com três projetos de minha autoria aprovados, mas ainda há muito a fazer. Contem sempre comigo”, ressaltou.

Além do presidente, o Coren-PI esteve representado pelos conselheiros Walkyson Ellery e Geórgia Menor; servidores e colaboradores também acompanharam a solenidade.

Cel. Carlos Augusto pela Enfermagem

Em seu último mandato como deputado estadual, Cel. Carlos Augusto foi autor de três importantes leis voltadas à valorização da Enfermagem:
• Lei Nº 7.412 – Institui a Semana da Enfermagem no calendário oficial do Estado;
• Lei Nº 7.532 – Garante o Descanso Digno aos profissionais durante o plantão;
• Lei Nº 7.724 – Estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem da rede pública estadual.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *