Em inspeção para possível Interdição Ética, Coren-PI apura ilegalidades no CAPS I de Esperantina

Comissão de Sindicância produzirá relatório técnico sobre a situação da unidade

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, na última terça-feira (28/10), uma inspeção no Centro de Atenção Psicossocial I (Caps I) de Esperantina. A ação foi conduzida por uma Comissão de Sindicância, composta pela conselheira Enfermeira Ana Lívia Castelo Branco e pelas colaboradoras Enfermeiras Letícia Carvalho e Luciana Soares.

A inspeção teve como objetivo averiguar diversas irregularidades relacionadas ao exercício profissional da Enfermagem, entre elas:
• Ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
• Inexistência de documentos gerenciais essenciais (Regimento Interno, Normas, Rotinas e POPs);
• Registros de Enfermagem inadequados;
• Condições ambientais e estruturais precárias, que comprometem a segurança de pacientes e profissionais;
• Desvio de função de profissionais de Enfermagem.

Essas inconformidades já haviam motivado notificações anteriores aos responsáveis pela unidade.

“Durante a visita, constatamos que algumas irregularidades ainda persistem, como a estrutura inadequada para Consultório de Enfermagem, desvio de função de profissional de Enfermagem e falta de documentos gerenciais essenciais. O objetivo do Coren-PI é resguardar a atuação dos profissionais de Enfermagem e garantir um cuidado seguro para toda a população”, destacou a conselheira Ana Lívia Castelo Branco.

Com base nas informações coletadas, a Comissão de Sindicância elaborará um relatório detalhado sobre a situação da unidade. A partir desse parecer, o Plenário do Coren-PI deliberará sobre a possibilidade de interdição ética dos serviços de Enfermagem do Caps I de Esperantina.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *