
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, vem se destacando como referência em boas práticas na Atenção Primária à Saúde (APS). Esse resultado é fruto das iniciativas estruturadas pela Enfermeira Lívia Maria Viana, ao lado de sua equipe: Regina Silva, Walflânia Viana, Maria Silva, Maria Pereira, Naylla Rocha, Gardene Moura e Alaíde Amorim.
Com um conjunto de ações que redesenham a rotina da Atenção Primária à Saúde, a equipe tem ouvido, observado e acolhido as necessidades da comunidade. São iniciativas que alcançam diferentes públicos, fortalecem a promoção da saúde, ampliam o acesso e desenvolvem estratégias específicas, desde o cuidado à saúde do homem e da pessoa idosa até atividades de educação em saúde, valorização do território, qualificação do trabalho dos ACS e ampliação de procedimentos essenciais para a prevenção de agravos. O resultado é um exemplo de organização, criatividade e compromisso com o cuidado integral. Todas as ações seguem os princípios da APS, reforçando o vínculo e garantindo um atendimento mais próximo da população.

Entre as principais atividades, destacam-se: realização do Curso de Primeiros Socorros para a Comunidade; demonstrações práticas de atendimento a emergências; simulações realistas com uso de manequins; definição de fluxos de atendimento em situações de urgência; promoção de rodas de conversa sobre saúde, cuidado emocional, ansiedade e acolhimento.
Segundo a Enfermeira Lívia Viana, responsável pela organização das iniciativas, o trabalho tem sido construído com “árduo trabalho de planejamento e execução de ações voltadas para o bem-estar da população e melhoria da qualidade de vida, além da coordenação do cuidado. Temos orgulho em afirmar que nossas ações são contínuas durante todo o ano, sendo incluídas de forma permanente na agenda de atendimento.”

As ações conduzidas pela Dra. Lívia e por sua equipe na UBS Santa Maria da Codipi evidenciam como a organização do processo de trabalho, o planejamento territorial e a educação em saúde transformam a vida da comunidade. O fortalecimento do vínculo entre a UBS, a escola e os moradores garante que o conhecimento produzido no território seja incorporado à rotina da comunidade de forma contínua e sustentável.
Para o presidente do Coren-PI “iniciativas como estas evidenciam a força da Enfermagem na Atenção Primária, promovendo acesso, acolhimento, cuidado qualificado e resultados reais para a população”, afirmou Samuel Freitas.
Ascom Coren-PI