Coren-PI participa da inauguração do Ambulatório de Estomaterapia da UESPI

Novo espaço é voltado à assistência especializada em saúde, à formação acadêmica e ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Samuel Freitas, participou da inauguração do Ambulatório de Estomaterapia “Enfermeira Elaine Carininy”, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizada na manhã desta terça-feira, 6 de janeiro de 2026. O novo espaço é voltado à assistência especializada em saúde, à formação acadêmica e ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, estando vinculado ao Núcleo de Biotecnologia e Biodiversidade da instituição.

O ambulatório surge como um importante avanço para a assistência em saúde no estado, ao oferecer atendimento especializado a pessoas com feridas, estomias e incontinências, com base em evidências científicas e no cuidado humanizado. A iniciativa amplia o acesso da população a serviços especializados e contribui para o fortalecimento da rede de atenção à saúde, especialmente na Zona Norte de Teresina, que até então não contava com um ambulatório de feridas.

A conselheira do Coren-PI e coordenadora da Especialização em Estomaterapia da UESPI, Sandra Marina Gonçalves, teve papel decisivo na implantação do espaço. Segundo ela, o ambulatório consolida um modelo de atendimento que integra ensino, pesquisa e extensão, aliando tecnologia, ciência e assistência qualificada. O local conta com recursos como laser e Ozonioterapia e prevê, em breve, a incorporação de novas tecnologias terapêuticas, ampliando as possibilidades de tratamento e cicatrização. “Esse ambulatório foi pensado para garantir que pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao que há de melhor em tecnologia e às práticas baseadas em evidências científicas. Nosso compromisso é oferecer um cuidado qualificado, humanizado e com o mesmo padrão de excelência para todos”, pontuou Sandra.

Além do atendimento à comunidade, o ambulatório funcionará como campo de prática para os 65 discentes matriculados na Especialização em Estomaterapia da UESPI. O espaço fortalece a formação profissional ao possibilitar a integração entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas alinhadas às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O funcionamento da unidade ocorrerá em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), com foco inicial em pacientes da Zona Norte de Teresina que já recebem acompanhamento domiciliar. A proposta é realizar a avaliação clínica desses pacientes, caracterizar suas condições de saúde e ofertar tratamentos adequados, favorecendo a cicatrização e a melhoria da qualidade de vida, com resultados já comprovados por meio de pesquisas científicas.

A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor doutor Evandro Alberto de Sousa, da gerente de Ações Estratégicas da Fundação Municipal de Saúde, Elizabeth Lima, além de professores, alunos e familiares da enfermeira homenageada.

Presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou que o novo espaço fortalece a Enfermagem e amplia o atendimento especializado no Piauí

Durante o evento, o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou que a inauguração do ambulatório representa um avanço significativo para o fortalecimento da Enfermagem no Piauí e para a ampliação do atendimento especializado à população. “A inauguração deste ambulatório é a concretização de um sonho que fortalece a Enfermagem e amplia o atendimento especializado no Piauí. Além de valorizar uma área em constante crescimento, este espaço é fundamental para enfrentarmos desafios da saúde pública, como os índices de amputações por diabetes, promovendo mais qualificação e pesquisa para nossa categoria”, afirmou.

Homenagem

O ambulatório recebe o nome de “Enfermeira Elaine Carininy” em homenagem à profissional cuja trajetória foi marcada pela dedicação à Enfermagem, pela atuação ética e pela contribuição relevante na área da Estomaterapia. A iniciativa reconhece seu legado e sua importância para a formação de profissionais e para o cuidado em saúde.

Estomaterapia

A Estomaterapia é uma especialidade da Enfermagem voltada ao cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, além do manejo de incontinências urinária e fecal. A atuação do enfermeiro estomaterapeuta envolve ações de prevenção, tratamento, reabilitação e orientação aos pacientes e familiares, com foco na promoção da qualidade de vida e da autonomia.

Coren-PI com informações da UESPI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *