
Na última terça-feira, 13/01, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), por meio do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), realizou uma reunião remota com Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Piauí. O encontro foi conduzido pela Dra. Keliane Costa, coordenadora do Centro de Parto Normal (CPN) da Nova Maternidade Evangelina Rosa (NMDER), e pela Dra. Ozirina Martins, Enfermeira Responsável Técnica da NMDER.
A reunião teve como objetivo orientar sobre o fluxo de acesso ao parto normal humanizado, a estrutura física disponível e a qualificação da equipe, ampliando a divulgação do serviço junto à população.
A iniciativa contribui para a ampliação de partos normais seguros e humanizados, alinhados às boas práticas obstétricas e ao fortalecimento da valorização da Enfermagem Obstétrica.
Redução da mortalidade materna e neonatal
Como ressalta a Organização Mundial de Saúde, a atuação qualificada da Enfermagem Obstétrica é primordial para a redução da mortalidade materno-infantil. As enfermeiras obstétricas contribuem para evitar, identificar e tratar precocemente complicações, com o devido encaminhamento, quando necessário.
Legislação – A assistência à gestante, o acompanhamento do trabalho de parto e a execução do parto sem intercorrências estão entre as atribuições dos enfermeiros generalistas enquanto integrantes das equipes de Saúde, conforme o artigo 11 da Lei 7498/86. Os enfermeiros obstétricos e obstetrizes, especialistas em parto normal, têm autonomia profissional na assistência, conforme o artigo 9º do decreto 94.406/87.
Ascom Coren-PI