
Na última quarta-feira, 3, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina, registrou um princípio de incêndio na sala de isolamento. O fogo foi rapidamente controlado pela Brigada de Incêndio da unidade, com apoio do C\orpo de Bombeiros. Não havia pacientes no local no momento do incidente e ninguém ficou ferido.
Diante do ocorrido, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, na sexta-feira, 5, uma inspeção técnica na unidade do Satélite para verificar as condições de segurança no desempenho das atividades da Enfermagem.
A visita foi conduzida pela conselheira Elisângela de Jesus e pela enfermeira fiscal Gersonete Santos, que avaliaram os setores da unidade e dialogaram com a diretora-geral da UPA do Satélite, Francina Amorim e os profissionais sobre os impactos do episódio.
A sala de isolamento foi interditada temporariamente e os atendimentos de urgência chegaram a ser suspensos em razão da presença de fuligem nos ambientes. Os pacientes em observação foram transferidos com apoio do Samu e do Central de Regulação de Teresina (CRT). Após limpeza técnica e inspeção dos Bombeiros, a unidade retomou os atendimentos no dia seguinte.
O Conselho reforça que continuará monitorando de perto a situação e dialogando com os órgãos competentes, a fim de garantir que ações de prevenção sejam fortalecidas e que profissionais e pacientes tenham maior segurança no ambiente assistencial.
Ascom Coren-PI