Enfermagem que é destaque: Enfermeiro Carlos Alberto é homenageado pelo ministro da Saúde e governador do Piauí por atuação na Saúde Digital

O enfermeiro Carlos Alberto, do município de Piripiri, recebeu uma homenagem especial durante a solenidade que celebrou a marca de 1 milhão de atendimentos do programa Piauí Saúde Digital, realizada no último sábado (4), em Teresina. O reconhecimento foi entregue pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, e pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, em agradecimento à sua contribuição pioneira para o fortalecimento da Saúde Digital no estado.

Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha destacou que o Piauí se consolidou como a maior referência nacional em Saúde Digital, e reafirmou o compromisso do Ministério da Saúde em ampliar os investimentos na área.“É muito relevante chegar a 1 milhão de atendimentos e nós vamos apoiar ainda mais essas ações no Piauí”, afirmou Padilha.

Na ocasião, o ministro também anunciou que, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa “Agora tem especialistas”, o Ministério da Saúde distribuirá novos equipamentos de Telessaúde para 97% dos municípios piauienses, com início das entregas ainda em outubro.

O Piauí Saúde Digital tem como principal objetivo superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, ampliando o acesso aos serviços de saúde, especialmente na atenção primária, e fortalecendo as redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Piripiri foi a cidade escolhida para ser a primeira a implementar o projeto, iniciado em abril de 2023.

Reconhecimento e trajetória

Em mensagem de agradecimento, o enfermeiro Carlos Alberto relembrou os desafios enfrentados desde o início do projeto-piloto da TeleSaúde, iniciado em 2023, e celebrou o avanço da Saúde Digital como uma conquista coletiva.

“Desde o início do Plano Piloto da TeleSaúde, foram muitos dias de luta e noites sem dormir, sempre com o propósito de planejar e aprimorar a Saúde Digital. No começo, enfrentamos diversas barreiras para sua aceitação — nem todos acreditavam, tanto entre os profissionais de saúde quanto na própria população, que via dificuldade em ser atendida por um computador.

Mas com garra, dedicação e fé, superamos os desafios. Hoje, a Saúde Digital e a Saúde Indígena ganharam o mundo. Quantas vidas foram salvas? Milhares!”, afirmou o profissional. “Com muito orgulho, sigo firme nesta missão como enfermeiro Carlos Alberto, pioneiro da Saúde Digital”, concluiu.

Valorização da Enfermagem

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Samuel Freitas, a homenagem ao enfermeiro Carlos Alberto é motivo de grande orgulho para toda a Enfermagem piauiense. “Esse reconhecimento reforça o protagonismo da nossa categoria na construção de uma saúde pública mais moderna, acessível e resolutiva. A Enfermagem tem papel central na transformação digital do SUS, e exemplos como o de Carlos mostram como o compromisso, a competência e a sensibilidade dos profissionais podem impactar positivamente a vida das pessoas em todo o estado, disse.

Por meio da editoria “Enfermagem que é destaque”, o Coren-PI reconhece e divulga iniciativas que evidenciam a dedicação, a competência e o compromisso dos profissionais de Enfermagem com a inovação e o cuidado humanizado.

Ascom Coren-PI com informações Portal R10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *