Coren-PI marca presença no lançamento do projeto Viva + Saúde voltado à inclusão e à transformação de práticas acadêmicas

No dia 30 de outubro, durante a aplicação do projeto Viva + Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), representado pelo conselheiro tesoureiro Wendel Alves, acompanhou o lançamento do Manual de Primeiros Socorros para Pessoas Atípicas, idealizado pelo estudante de Enfermagem Marcos Morais, discente do primeiro ano no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

“Projetos como este reafirmam o papel transformador da Enfermagem. Ver um estudante do primeiro ano propor algo tão significativo e sensível à realidade das pessoas atípicas. É motivo de orgulho para toda a categoria. O Coren-PI apoia iniciativas que unem cuidado, inclusão e inovação”, afirmou o conselheiro Wendel.

Durante a ação, oito turmas participaram de atividades práticas que incluíram medição de pressão arterial, saturação e temperatura, testes de glicemia, procedimentos de resgate, ressuscitação cardiopulmonar (RCP), atendimento a crises convulsivas e desengasgo. As ações foram adaptadas de acordo com a neurodiversidade dos alunos, permitindo a inclusão de pessoas atípicas em atividades voltadas à saúde.

A partir dessa experiência, o acadêmico desenvolveu um modelo metodológico, com foco na transformação de projetos acadêmicos e de extensão. A proposta integra recursos pedagógicos, lúdicos e práticos, proporcionando uma educação inclusiva, humanizada e transformadora tanto para alunos atípicos quanto para neurotípicos.

“O objetivo é criar um espaço de aprendizado em que todos possam participar, compreender e desenvolver habilidades de cuidado, independentemente de suas condições cognitivas ou sensoriais”, destaca Marcos.

Além do manual, o estudante apresentou o Neurotoque, O Jogo do Cuidar, uma caixa educativa interativa que reúne dinâmicas voltadas para as áreas de Enfermagem, Psicologia e Pedagogia.

O jogo foi aplicado inicialmente na Escola Viva + Integrada, mas possui potencial de uso em escolas de ensino fundamental, médio e superior, entre alunos neurotípicos. A proposta permite a interação entre teoria e prática, estimulando o aprendizado de forma lúdica, cooperativa e inclusiva.

O presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou que “A Enfermagem é uma profissão essencialmente humana, e ver estudantes desenvolvendo projetos com foco na inclusão e na neurodiversidade mostra o quanto a categoria está preparada para liderar transformações sociais”, ressaltou.

Iniciativas como essa reforçam o papel da Enfermagem na inclusão e transformação social, mostrando que o cuidado ultrapassa os limites da assistência clínica e alcança o campo da educação e da cidadania.

Ascom Coren-PI

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