O que procura?

Encontre serviços e informações

A Enfermagem que faz a diferença

Que os profissionais de Enfermagem têm sido verdadeiros heróis durante essa pandemia todos nós já sabemos. Muitas vezes, tendo que se desdobrar para prestar um serviço de qualidade, mesmo longe das condições necessárias para isso. Mas e quando as condições de trabalho são excelentes, eles podem desempenhar suas funções da melhor forma, virando referência? Foi o que constatamos durante a inspeção realizada este mês, no posto de vacinação do Teresina Shopping.

O Coren-PI, em uma das suas fiscalizações de rotina, visitou o posto para avaliar as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem e foi surpreendido positivamente pelo padrão de excelência executado no posto de vacinação, de acordo com o Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19. A fiscal Enfª Dalva Soares foi a responsável pela inspeção e pelo relatório técnico.

Os enfermeiros e técnicos de Enfermagem são unânimes quando o assunto é estrutura e condições de trabalho do posto. Bom espaço, climatização, locais de acomodação de materiais, suporte de pessoas, tanto do shopping como da FMS, são os aspectos mais citados.

Com as devidas condições para o exercício da profissão garantidas, é hora de abrirmos espaço para as histórias dos profissionais que são protagonistas do processo de vacinação, como a enfermeira Jaurisa Castro e a técnica de Enfermagem Georlene Seabra. Elas exemplificam bem o sentimento da maioria dos profissionais de Enfermagem que atuaram nas duas frentes: tanto no atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19, no período mais crítico da pandemia, como na campanha de vacinação contra a doença.

“Naquele momento mais difícil, em que a gente via aqueles números de mortes aumentado, cheguei em um drive thru para trabalhar. Tinha uma fila enorme, que a gente não via o fim. Não tive como não me emocionar. Agora, que o pior já passou, chego em casa, paro e penso: hoje vacinamos número x de pessoas. Faço questão de compartilhar com vários colegas. É maravilhoso saber que faço parte disso!”. Com os olhos marejados, a enfermeira Jaurisa não conseguiu segurar a emoção ao relembrar os momentos mais difíceis da pandemia. Ela relata, com orgulho, a sensação de contribuir em um momento tão desafiador. Jaurisa é enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) e está na linha de frente da vacinação contra a Covid-19 desde maio deste ano. Ela atua no posto de vacinação do Teresina Shopping e em outros postos de acordo com escala de plantões.

Sua colega de trabalho, a técnica de Enfermagem Georlene Seabra, compartilhou outra vivência, a de quem trabalhou na UTI Covid do Hospital de Urgência de Teresina (HUT): “Apenas quem esteve em uma UTI Covid sabe a dor que é, sabe a dificuldade que é estar diante de pacientes entubados. Eu cuidava de cada um deles como se fosse um parente meu”. Ela revela que contraiu a doença ano passado e chegou a perder colegas de profissão para a Covid.

Agora, atuando na outra frente, a da imunização, conta que o dia-a-dia de quem atua na campanha de vacinação é cansativo, mas que o reconhecimento é gratificante: “Às vezes precisamos passar por situações desconfortáveis com alguns pacientes, mas a maioria nos acolhe muito bem. Dia desses vacinei um rapaz, que voltou pouco tempo depois com um presente para mim, em agradecimento pelo tratamento que recebeu durante a aplicação da dose. Fiquei muito feliz.”

O Coren-PI entende que é fundamental dar visibilidade a instituições de saúde que oferecem condições adequadas de trabalho para os profissionais de Enfermagem, como é o caso do posto do Teresina Shopping, exemplos a serem seguidos são sempre bem-vindos. Também é nossa função enaltecer profissionais como Jaurisa e Georlene. Assim como elas, todos vocês, profissionais de Enfermagem, merecem todo o reconhecimento. Vocês estão sendo peça fundamental no enfrentamento de uma das maiores crises da história.

FONTE: Ascom – Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *