O que procura?

Encontre serviços e informações

Menina de 5 anos recebe vacina vestida de enfermeira em homenagem a profissionais da saúde, em Parnaíba

A ideia de ir fantasiada partiu da própria criança e foi respeitada pela mãe

A pequena Melyssa Maria, de 5 anos, foi destaque no portal de notícias G1 Piauí após receber a vacina contra a Covid-19 fantasiada de enfermeira, em homenagem a profissionais da saúde, em Parnaíba, 339 km ao Norte de Teresina.

De acordo com a mãe da pequena, Karina Ramos, após completar cinco anos em dezembro, Melyssa ficou na expectativa pelo dia em que seria imunizada. A mãe contou também que, desde o começo da pandemia, Melyssa foi instruída sobre os cuidados e as formas de prevenção contra a doença, além da importância da vacinação: “Ela sempre usa máscara, lava as mãos, cuida da higiene direitinho, é mais consciente do que muito adulto”, contou.

Sobre a roupa, a mãe explicou que a ideia partiu da própria criança, que tem várias fantasias de diferentes princesas, além da de enfermeira e, por saber da importância dos profissionais de saúde, resolveu ir vestida de enfermeira como forma de homenagem.

Melyssa foi vacinada na Unidade Básica de Saúde Iracema Feitosa Módulo 3. O Coren-PI conversou com a técnica de Enfermagem que fez a administração da vacina, Norma Marques, e com o enfermeiro responsável técnico da unidade, Raylton Cardoso.

Norma e Raylton estão atuando na vacinação infantil desde o início da campanha. Raylton conta que, apesar das falácias associadas à vacinação, a procura tem sido grande e sem transtornos: “Apesar das fake news e da desinformação, que causam uma certa apreensão nos pais, nós temos observado uma aceitação grande. Felizmente, a vacinação tem ocorrido dentro da normalidade, não temos ouvido relatos de efeitos colaterais ou adversos relacionados à vacina”, esclareceu Raylton.

T.E. Norma Marques recebe as crianças com plaquinhas e entrega certificado de coragem após a vacinação

Com o intuito de tornar o ambiente mais agradável, Norma Marques, técnica de Enfermagem que fez vacinou Melyssa, recebe os pequenos com plaquinhas e procura conversar com eles durante todo o processo de vacinação. Sobre o episódio com a menina Melyssa, descreveu: “Ela estava muito calma e feliz. Aproveitei o momento para dizer ela estava de parabéns pela coragem e agradeci pela homenagem. Foi uma experiência muito bacana, fiquei muito contente”, disse.

Apesar de não ser regra, Raylton e Norma relatam que algumas crianças têm procurado a UBS fantasiadas ou levando brinquedos e/ou cartazes. Na unidade também são entregues certificados de coragem aos pequenos, que já apresentam consciência da importância da vacinação para a saúde deles e de todos.

FONTE: G1 Piauí e Ascom – Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *