O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-PI e SESAPI reafirmam parceria que visa melhorias para a Enfermagem e ampliação do acesso à Saúde

Instituições avaliam assinatura de acordo de cooperação para elaboração de um protocolo de enfermagem para todo o estado

Coren-PI deu boas-vindas à nova superintendente, Leila Marília

Em reunião com a nova superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Marília Santos, na última quinta-feira, 12/01, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) reafirmou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI), que tem como objetivo promover melhorias na assistência de enfermagem e no acesso aos serviços de saúde.  

Leila Marília é a primeira enfermeira a assumir a Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios da SESAPI. Representaram o Coren-PI na reunião: o conselheiro presidente, Enf. Antonio Neto, os conselheiros Enfª Mageany Barbosa e Enf. Samuel Freitas, e o membro da Comissão de Assuntos Parlamentares, Enf. Jonathan Leite.

O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria, Zona Sul de Teresina, teve como pauta principal o fortalecimento da parceria entre os dois órgãos e a articulação de um termo de cooperação para o desenvolvimento de um protocolo de enfermagem para todo o estado.

Protocolo regulamentará atividades de enfermagem em todo o estado

Com a finalidade de regulamentar as atividades desenvolvidas no exercício da enfermagem, o protocolo é fundamental para que os profissionais atuem de acordo com as resoluções de normatização vigentes. Um exemplo são as ocasiões em que a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames podem ser realizadas por enfermeiros.

“A representatividade de uma enfermeira ocupando um cargo tão importante para a Saúde do Piauí nos deixa imensamente felizes e empolgados. Estamos aqui para reafirmar essa parceria, nos colocar à disposição para colaborar com a SESAPI e destacar o papel da enfermagem, que transforma vidas diariamente”, destacou Antonio Neto.

A comitiva do Coren-PI aproveitou a oportunidade para apresentar alguns projetos que estão em andamento, em especial, nas áreas de Saúde da Mulher e Saúde Sexual e Reprodutiva, e que visam a ampliação do acesso das piauienses às políticas públicas voltadas para essas temáticas. Leila Marília mostrou-se aberta ao aperfeiçoamento das ideias sugeridas. “Como enfermeira, conheço a realidade dos serviços de enfermagem. Terei a maior satisfação em poder contribuir para a melhoria desses serviços e do acesso da população a eles”, afirmou a superintendente. Uma nova reunião entre os órgãos, com a presença do secretário de saúde, deve acontecer ainda no primeiro semestre.

Profissionais de dois hospitais estão há pelo menos dois meses sem receber salários

. Solicitação

Ainda em visita à sede da SESAPI, o Coren-PI protocolou ofício direcionado ao secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Santos, em que solicita o pagamento de salários atrasados em favor dos profissionais de enfermagem das instituições de saúde: Hospital Getúlio Vargas (Teresina) e Hospital Justino Luz (Picos).

FONTE: Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *