O que procura?

Encontre serviços e informações

Anvisa lança nota técnica que orienta a comunicar lesões por pressão

Texto atualiza versão anterior de 2017, que obriga a criação de um Núcleo de Segurança do Paciente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou a Nota Técnica de Segurança do Paciente 5/2023, que atualiza Práticas de Segurança do Paciente (PSP). De acordo com o texto publicado no final de agosto que atualiza versão anterior de 2017, passa a ser obrigatória a comunicação de Eventos Adversos (EA) de lesão por pressão em serviços de saúde.

As lesões por pressão são danos localizados na pele e/ou tecidos moles subjacentes, resultantes de pressão ou pressão combinada com o cisalhamento. Geralmente, acontecem sobre uma proeminência óssea, mas também podem estar relacionadas ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão por pressão e a sua prevenção são consideradas metas de segurança do paciente e responsabilidade da equipe multidisciplinar em todos os níveis de atenção do sistema de saúde.

O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Wendel Alves, especialista em Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente falou sobre a nota técnica: “A orientação da Anvisa vem reforçar a importância de os profissionais de Enfermagem comunicarem esse tipo de evento adverso. As notificações são essenciais para que o Núcleo de Segurança do Paciente possa trabalhar em educação continuada, visando estratégias para evitar as lesões por pressão”, explicou.

A última Nota Técnica tem o objetivo de orientar gestores e profissionais da saúde quanto à prevenção, controle e notificação dos eventos adversos como a lesão por pressão. De acordo com a normativa, todos os profissionais de Enfermagem devem se apropriar do conteúdo da nota técnica. Também os Responsáveis Técnicos (RT) devem assegurar atividades de educação permanente dos profissionais para melhorar a qualidade da assistência prestada.

Fonte: Ascom – Cofen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *