O que procura?

Encontre serviços e informações

Prêmio Benevina Vilar 2023 reconhece profissionais e destaca força da Enfermagem

Vencedores foram escolhidos por meio de votação popular

Eternizados na história da Enfermagem! Em uma noite de aclamação e reconhecimento, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou a outorga da honraria mais importante da Enfermagem piauiense. Simbolizando um reconhecimento que vai além do aspecto técnico, abrangendo a dedicação, humanização e habilidades interpessoais de cada indivíduo, o Prêmio Benevina Vilar contemplou os profissionais que mais se destacaram no exercício de suas atividades durante o ano de 2023. A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira, 1ª de dezembro, no auditório da sede do Coren-PI, em Teresina.

Os vencedores foram escolhidos por meio de votação popular, aberta a toda a sociedade. Ao todo, catorze profissionais foram agraciados, divididos em oito categorias: Atenção Primária à Saúde, Atendimento Pré-Hospitalar, Atenção Hospitalar, Atendimento Domiciliar, Formação Profissional, Gestão, Atuação Política e Empreendedorismo. Seis personalidades receberam menção honrosa, indicados pelo plenário do Coren-PI. 

Conselheiros do Coren-PI prestigiaram a solenidade

Desde 2021, o Prêmio Benevina Vilar valoriza e reconhece enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que com comprometimento, dedicação e contribuições significativas, foram e são fundamentais para o desenvolvimento da categoria no Piauí. 

O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, falou sobre visibilidade e valorização da Enfermagem e evidenciou a importância crucial dos profissionais da categoria na prestação dos cuidados em Saúde. “Nesse fim de ciclo, enquanto presidente do Coren, confesso que a criação desse prêmio é uma das ações das quais mais me orgulho. Uma honraria que eleva e reconhece os profissionais que estão atuando na ponta. Esse reconhecimento contribui para elevar o senso de união, pertencimento e a autoestima dos nossos colegas, incentivando a contínua excelência nos serviços de Enfermagem. Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso, em defesa de uma Enfermagem cada vez  mais forte”, pontuou. 

Prêmio Benevina Vilar foi criado em 2021

Falando em nome dos homenageados da noite, o Enf. Espedito Pacífico e a técnica de Enfermagem Edinalva Viveiros fizeram discursos carregados de muita emoção. Espedito agradeceu ao atual plenário do Coren-PI, responsável pela criação do prêmio, e mencionou alguns avanços da categoria nos últimos anos. Já Edinalva, destacou a relevância do merecido reconhecimento aos profissionais de Enfermagem. 

“Receber esse prêmio significa muito para mim. Nós nos dedicamos diariamente, enfrentamos desafios diversos e, graças a Deus, vejo que estamos sendo reconhecidos. Agradeço a todos que confiaram no meu trabalho e votaram em mim. Eu amo a Enfermagem e sou grata por tudo de bom que a profissão que escolhi trouxe para a minha vida. Muitíssimo obrigada”, pontuou a agraciada

Em um dos momentos mais significativos da noite, as funcionárias do Coren-PI, Angelane Nepomuceno e Amparo Vieira homenagearam o presidente Antonio Neto. Representado pela entrega de uma placa, o tributo traduziu os relevantes serviços prestados à autarquia nos últimos anos.

Benevina Vilar

Benevina Maria Vilar Nunes Teixeira, a “Bené”, como era carinhosamente conhecida, construiu uma linda trajetória na enfermagem. Reconhecida pelo profissionalismo, ética, generosidade e humanidade no ensino da enfermagem, Bené consolidou o seu nome na história da profissão no Piauí. Hoje, dá nome à maior honraria da enfermagem piauiense. Benevina Vilar faleceu repentinamente em 11 de julho de 2021.

– Confira a lista completa dos premiados:

Téc. de Enfermagem Noeme Sousa dos Santos Vieira
Enfª. Ana Paula Monteiro Veloso
Téc. de Enfermagem Kaique Moraes Campelo da Silva
Enfª Iandra de Jesus Fontes
Téc. de Enfermagem Edinalva dos Santos Viveiros
Enfª. Carla Patrícia de Arêa Leão Costa
Téc. de Enfermagem Ângela Michele de Amorim Negreiros
Enfª. Maria de Fátima Sousa Correia
Enfª. Maria Nauside Pessoa da Silva
Enf. Espedito Mendes Pacífico
Enf. Saul de Melo Ibiapina Neres
Enfª. Thamara Evelline de Sousa Carvalho
Enfª. Marcela Rodrigues da Costa
Enfª. Camila Hanna de Sousa

– Homenageados com Menção Honrosa:

Téc. de Enfermagem Antônia Maria da Costa Sousa Alelaf
Téc. de Enfermagem André Windson de Oliveira Santos
Enf. Francisco Alex do Nascimento da Silva
Enf. Gilmar Alves de Sousa
Enf. José Iormar Barros
Enfª. Ozirina Gracildes do Espírito Santo França

Ascom Coren-PI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *