Ação conjunta: Coren-PI e MPPI realizam inspeção e audiência extrajudicial na Maternidade Wall Ferraz, em Teresina

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, na manhã desta sexta-feira, 03, inspeção e audiência extrajudicial na Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), localizada na Zona Sudeste de Teresina. A inspeção ocorreu de forma conjunta com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina. As equipes foram recebidas pela diretora de Enfermagem da Maternidade, Maria dos Remédios Pereira.

Na ocasião, foram encontrados problemas como falta de manutenção de aparelhos para exames e de ar-condicionado, déficit de profissionais, falta de medicações e climatização inadequada na maioria das enfermarias e nos alojamentos dos profissionais.

Após a inspeção, os dois órgãos de fiscalização realizaram audiência extrajudicial para discutir os aspectos verificados. A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-PI, Enfª Andressa Nogueira, destacou a necessidade da contratação de profissionais de Enfermagem para suprir a demanda da assistência, uma vez que a maternidade tem funcionado com sua capacidade máxima de leitos.

Para o promotor de Justiça Eny Pontes, a situação estrutural da unidade é preocupante. “Saio daqui triste. Encontramos problemas da parte estrutural, de recursos humanos e das pacientes. Praticamente todos os ar-condicionados estão com defeito, o que implica no bem-estar dos pacientes e dos profissionais”, frisou o promotor de Justiça.

A equipe de fiscalização do Coren-PI também inspecionou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Casos Intermediários. Na UTI, foram apontados problemas tanto estruturais como sanitários, bem como falta de medicamentos e deficiência assistencial.

A partir de agora, o Coren-PI irá produzir relatório consolidado sobre a inspeção, além de realizar o dimensionamento dos profissionais necessários ao bom funcionamento da Maternidade. Já o MPPI irá oficiar o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, responsável pela gestão da Maternidade, para correção das irregularidades.

Histórico – Em dezembro de 2022, o Coren-PI chegou a interditar de forma parcial os serviços de Enfermagem da Maternidade Wall Ferraz. Passados quase 18 meses da interdição, alguns dos problemas apontados pela fiscalização do conselho ainda persistem.

Coren-PI com informações MPPI