Com isso, os profissionais de Enfermagem da unidade já podem voltar a exercer suas atividades normalmente
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decidiu pela desinterdição ética dos Serviços de Enfermagem da Unidade Básica Avançada de Saúde do município de São João do Arraial, no Norte do Piauí. A deliberação, tomada na última sexta-feira, 28, aconteceu após a direção da unidade atender às solicitações do conselho, dentre elas a contratação de profissionais de Enfermagem, adequações estruturais e de equipamentos, e reorganização dos processos de trabalho dos profissionais.
Depois de notificar a unidade e abrir um procedimento de sindicância, a fiscalização do conselho constatou a persistência de irregularidades e ilegalidades que desrespeitam a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei 7.498/86), sendo a inexistência de enfermeiro onde são executadas atividades de Enfermagem (no período noturno e aos finais de semana) a principal. A interdição aconteceu dia 14 de julho e foi suspensa menos de 15 dias depois, o que é motivo de satisfação para a autarquia.
Foram realizadas quatro contratações de enfermeiros, o que normaliza o quantitativo de profissionais nas escalas de Enfermagem. Além disso, a unidade passou por procedimento de dedetização e limpeza da caixa d’água. O Coren-PI firmou um Compromisso de Ajuste de Conduta (CAC) com a direção da unidade e seguirá acompanhando os ajustes e verificando o cumprimento da legislação.
“Tivemos um impacto direto na melhoria dos serviços da unidade. Nosso objetivo é garantir a qualidade da assistência no exercício da Enfermagem. Quando contribuímos para geração de empregos, ficamos mais felizes ainda. Ganham os profissionais empregados e toda a população do município, que terá profissionais atuando em conformidade com a lei”, comentou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.
Interdição Ética dos Serviços de Enfermagem
A Interdição Ética é uma prerrogativa do Conselho Regional de Enfermagem regulamentada pela Resolução Cofen nº 565/2017, que tem como objetivo garantir a qualidade da assistência e a integridade física da população e dos profissionais de Enfermagem durante o exercício profissional.
FONTE: Ascom Coren-PI