Estruturadas com a finalidade de oferecer consultoria, educação e assessoramento relacionados ao exercício profissional da Enfermagem, as Câmaras Técnicas da Gestão 2021-2023 foram lançadas oficialmente na tarde da última segunda-feira (13). São cinco câmaras, assim distribuídas: Câmara Técnica de Atenção à Sáude (CTAS), Câmara Técnica de Educação e Pesquisa (CTEP), Câmara Técnica de Fiscalização (CTFis), Câmara Técnica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (CTSAE) e Câmara Técnica de Saúde da Mulher (CTSM).
As Câmaras Técnicas são formadas por enfermeiros que possuem vasto conhecimento e experiência no exercício da profissão. Dessa forma, contribuem para produção de conhecimento, qualificação da categoria e para uma assistência de Enfermagem segura, ética e livre de riscos para os usuários.
O conselheiro Enf. Samuel Freitas avaliou o importante papel de aproximação, valorização e qualificação dos profissionais de Enfermagem que as Câmaras Técnicas assumirão: “A expectativa é que, com as Câmaras Técnicas, possamos alcançar os profissionais de Enfermagem de forma mais objetiva, valorizando ainda mais o nosso trabalho e aumentando o caráter técnico e científico da nossa profissão”, pontuou.
A atuação das Câmaras Técnicas se dará por meio de pareceres e atividades técnicas voltadas para o exercício profissional da Enfermagem, como: realização de cursos, elaboração de livros, manuais e assessoria técnica para profissionais e estabelecimentos de saúde.
A solenidade de apresentação contou com a presença do presidente, Enf. Antonio Neto, e dos conselheiros: Enf. Samuel Freitas, Enfª Verbênia Cipriano, T.E. Leone Damasceno, Enfª Elisângela Varonil e T.E Diana Oliveira. Também estivem presentes o chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Arthur Antunes, e a chefe da Divisão de Fiscalização, Angelane Neponucemo, além dos profissionais que formarão as câmaras.
FONTE: Ascom Coren-PI