O que procura?

Encontre serviços e informações

Documentos Gerenciais

Botões de anexo ao final da página

A Resolução Cofen n° 727/2023 na descrição das atribuições do enfermeiro Responsável Técnico-RT na empresas/instituições de saúde faz referência aos documentos relacionados ao gerenciamento dos processos de trabalho de enfermagem como itens obrigatórios e instituídos nos serviços. Visando auxiliar e assessorar os RTs para cumprimento a tal resolução supracitada, o Coren-PI disponibiliza modelos de documentos gerencias que serão instrumentos norteadores na construção dessas ferramentas nos serviços de enfermagem nas empresas/instituições.

Acesso online e download

Caso tenha alguma dificuldade em baixar alguns dos arquivos acima, baixe pelo link a seguir:

https://drive.google.com/drive/folders/1iQfAjND4MCHfIuNuVlGW1wCAGT50eEPv

O CONSELHO

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, eles formam o Sistema COFEN/CORENs. Estão subordinados ao Conselho Federal todos os 27 conselhos regionais localizados em cada estado brasileiro.

Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN existe pra normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da classe e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

Atualmente, o órgão é presidido pelo Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, que assumiu o cargo em 2015. A sede do COFEN está situada na SCLN QD 304, LOTE 09, BLOCO E, ASA NORTE, BRASILIA – DF

Principais atividades do COFEN:

• Normatizar e expedir de instruções para uniformidade de procedimentos e bom entrosamento dos Conselhos Regionais;
• Apreciar de decisões dos CORENs;
• Aprovar de contas e propostas orçamentárias, remetendo-as aos órgãos competentes;
• Promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.

Principais atividades dos CORENs:

• Deliberar sobre o valor das inscrições no Conselho, bem como o seu cancelamento;
• Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do COFEN;
• Executar as resoluções do COFEN;
• Expedir a cédula de identidade profissional, indispensável ao exercício da profissão e válida em todo o território nacional;
• Fiscalizar e decidir os assuntos referentes à Ética Profissional, impondo as penalidades cabíveis
• Elaborar a proposta orçamentária anual e o projeto de seu regimento interno, submetendo-os à aprovação do COFEN;
• Zelar pelo conceito da profissão e dos que a exercem; propor ao COFEN medidas de melhoria do exercício profissional;
• Eleger sua Diretoria e seus Delegados federais e regionais;
• Exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas pela Lei 5.905/73 e pelo COFEN.

Veja a íntegra de todas as atribuições do COFEN e dos CORENS na Lei 5.905/73 e no Regimento Interno COFEN, Resolução nº 242, de 31 de agosto de 2000.

Missão:

Assegurar à sociedade uma assistência de enfermagem ética, científica e de qualidade por meio da fiscalização do exercício profissional.

Visão:

Ser um conselho valorizado pelos profissionais de enfermagem e pela sociedade por meio de excelência na prestação de serviços

Valores:

Comprometimento, efetividade, eficácia, eficiência, impessoalidade, legalidade, moralidade, responsabilidade social e transparência.

Documentos Gerenciais

Botões de anexo ao final da página.

A Resolução Cofen n° 509/2016 na descrição das atribuições do enfermeiro Responsável Técnico-RT na empresas/instituições de saúde faz referência aos documentos relacionados ao gerenciamento dos processos de trabalho de enfermagem como itens obrigatórios e instituídos nos serviços. Visando auxiliar e assessorar os RTs para cumprimento a tal resolução supracitada, o Coren-PI disponibiliza modelos de documentos gerencias que serão instrumentos norteadores na construção dessas ferramentas nos serviços de enfermagem nas empresas/instituições.

Acesso online e download