Presidentes dos conselhos federal e regionais de Enfermagem estiveram reunidos, nesta quarta-feira (20), na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, para a Assembleia de Presidentes. O presidente, Enf. Antonio Neto, representou o Coren-PI na reunião. Durante a abertura do evento, o conselheiro federal Daniel Menezes destacou os avanços da PL do Piso, que teve apoio da ampla maioria dos profissionais ouvidos pelo Cofen por meio de consulta pública.
Em seguida iniciou-se o julgamento de processos éticos, pauta do encontro. A fiscalização do exercício profissional, instrução e julgamento de infrações é atividade finalística dos conselhos profissionais. O Cofen normalmente atua como segunda instância nos processos. Em processos com penalidade sugerida de cassação, ou naqueles em que haja impedimento da atuação do respectivo Coren, o Cofen atua como primeira instância e a Assembleia de Presidentes como instância recursal.
As reuniões presenciais realizadas no Cofen estão seguindo todas as medidas de prevenção ao coronavírus. O Comitê de Gestão de Crise realiza o teste de Covid em todos os participantes antes do início das atividades. Os presidentes e representantes dos Conselhos Regionais que não puderam estar presencialmente em Brasília participam de forma remota.
A presidente do Cofen, Betânia Santos, falou ainda sobre sua experiência percorrendo os regionais para lançamento da multiplataforma CofenPlay e conhecendo as demandas dos estados. O Cofen tem realizado um extenso cronograma de divulgação em todo o país, com o objetivo de aproximar a novidade da categoria, esclarecer dúvidas e orientar os profissionais de cada regional sobre inovações e funcionalidades da plataforma. “Nosso objetivo é simplificar o trabalho da Enfermagem, reunindo materiais úteis e criando mais um canal de comunicação entre a categoria e os Conselhos Regionais”, explica a presidente.
FONTE: Ascom Cofen