O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, o Chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Enf. Arthur Antunes, e o coordenador da Comissão de Assuntos Parlamentares do Coren-PI, vereador e enfermeiro Jonathas Leite (Jonjon), estiveram nos municípios de São Julião e Alegrete do Piauí na última sexta-feira, 22.
O objetivo das visitas foi a participação de audiências que trataram da regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem dos dois municípios.
Em São Julião, o projeto de lei foi apresentado aos vereadores. Os representantes do Coren-PI aproveitaram a oportunidade para expor as justificativas pelas quais a sua aprovação é tão importante. A expectativa é que seja pautado em breve.
Já em Alegrete do Piauí, uma surpresa negativa. Com o projeto já na pauta de votação, a maioria dos vereadores posicionou-se contra a regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para profissionais de Enfermagem do município. Uma postura lamentável. Quem perde são profissionais de Enfermagem e a população de Alegrete do Piauí.
Antonio Neto lamentou o episódio e destacou a necessidade de representatividade para a Enfermagem no âmbito político: “O ocorrido reforça ainda mais a importância de termos profissionais conscientes politicamente e que escolham representantes que abracem a nossa causa”, disse.
Temos exemplos em nível nacional de vários projetos de lei, relacionados às demandas da Enfermagem, que acabaram sendo arquivados pela ausência de força política. Atualmente, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem tem feito uma enorme mobilização para que o PL 2564/2020, que trata do piso nacional, seja aprovado.