O artigo “O PROTOCOLO CÓDIGO AMARELO ADULTO COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA COMUNICAÇÃO” foi aceito na revista internacional “International Journal of Development Research”!
A pesquisa derivou do trabalho de conclusão de curso do Enf. Célio Araújo e foi adequada para o formato de artigo pelo grupo de pesquisa em Enfermagem composto por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem – Universidade Federal do Piauí.
O protocolo consiste no estabelecimento de parâmetros para a detecção de sinais de piora clínica e possíveis mudanças de conduta. Para avaliar os parâmetros, a equipe de Enfermagem utiliza uma escala que vai determinar se é necessário acionar o médico. No decorrer da pesquisa, vários profissionais de Enfermagem que faziam uso desse protocolo foram entrevistados e suas respostas resumidas em dados.
O autor do trabalho de conclusão de curso que originou o artigo, enfermeiro Célio Araújo, destacou a eficácia do protocolo nos hospitais em que já é utilizado e espera que possa ser expandido para outros: “Nosso objetivo é que a partir dessa pesquisa outros profissionais tenham conhecimento e possam utilizar o protocolo amarelo adulto. Já temos alguns hospitais privados que utilizam esse protocolo pelo Brasil; se ele fosse aderido em hospitais públicos também, teria muita utilidade. Uma ferramenta a mais para a segurança do paciente e qualidade da assistência”, explicou.