Prêmio Benevina Vilar exalta profissionais de Enfermagem que foram destaque em 2021 no Piauí

Os profissionais homenageados em dividiram-se em cinco categorias

Em uma noite histórica para a Enfermagem piauiense, profissionais da área receberam, nesta quinta-feira, 02, a maior honraria concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Verdadeiros exemplos, os homenageados destacaram-se pelo compromisso, amor e seriedade com que desempenham suas carreiras.

O Prêmio Benenina Vilar foi criado em 2021, com o intuito de valorizar e reconhecer os profissionais que praticam a ciência do cuidado prestando uma assistência, além de técnica, humanizada, e contribuem para o desenvolvimento da Enfermagem no Piauí. Ano passado, em virtude do cenário pandêmico, sua a realização não foi possível.

A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Coren-PI, em Teresina. Respeitando todos os protocolos sanitários, incluindo distanciamento social e uso de máscaras, os presentes conheceram as histórias dos catorze eleitos, escolhidos em votação popular. Outros seis profissionais receberam menção honrosa. Compuseram a mesa de honra: o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, a presidente do Coren-TO, Luana Bispo, a conselheira federal, Tatiana Guimarães, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto, o deputado estadual, Francisco Limma, a conselheira Leone Damasceno e a gerente de Atenção Básica, Dília Falcão, representando a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

“Dentro da área da saúde, a Enfermagem sempre foi imprescindível na assistência à população. Isso ficou ainda mais evidente depois de assumirmos o protagonismo no enfrentamento da maior crise da história da humanidade recente. O Prêmio Benevina Vilar – Profissional Destaque da Enfermagem Piauiense em 2021 é mais uma das necessárias iniciativas de valorização e reconhecimento dos profissionais de Enfermagem”, pontuou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, em seu discurso.

Um dos momentos que marcaram a noite foi a apresentação do novo site do Coren-PI. Foram meses de trabalho a fim desenvolver um canal moderno, com acesso aos serviços facilitado. O novo site apresenta-se com um layout reformulado, um design inovador e conta com muitas novidades, que irão melhorar a experiência de cada usuário, deixando-o mais próximo do conselho. O conselheiro Enf. Samuel Freitas explicou todos os detalhes da nova configuração e ferramentas de serviço. O CofenPlay, multiplataforma idealizada pelo Sistema Cofen/ Conselhos Regionais de Enfermagem, também recebeu destaque na apresentação.

Kleiton Richard Araújo, enfermeiro e professor, eleito entre os profissionais que atuaram na formação na categoria Educação Profissional de Nível Médio, falou sobre a sua atividade e a satisfação de ter o seu trabalho reconhecido: “É uma área que eu me identifico muito. Gosto muito do que eu faço, de trabalhar nesse campo profissional. Procuro sempre me dedicar muito para que os meus alunos possam aproveitar o máximo daquilo que tenho para ofertar e para que possam se tornar bons profissionais. Acredito que tudo que a gente faz bem feito traz bons frutos. Fico muito lisonjeado pelo reconhecimento, é uma enorme satisfação estar participando desse processo”, disse.

Além dos homenageados e acompanhantes, a cerimônia contou com a presença de servidores e conselheiros do Coren-PI, e convidados de outros conselhos regionais do país.

Os profissionais eleitos na premiação dividiram-se entre cinco categorias, assim definidas:

I. Profissionais que atuaram na assistência à Saúde: a) Atenção Primária à Saúde e b) Atenção Hospitalar

II. Profissionais que atuaram na formação: a) Educação Profissional de Nível Superior e b) Educação Profissional de Nível Médio

III. Profissionais que atuaram na Gestão: a) Instituição Pública e b) Instituição Privada

IV. Profissionais que atuaram em cargos no Legislativo ou Executivo

V. Equipe de Enfermagem com destaque por Experiências Exitosas

Premiados:

A.E. Evanete Pereira da Silva

Enfª Gaubeline Teixeira Feitosa

Enfª Juliana Kelly Nogueira Pinheiro

Enf. Paulo Lustosa Nogueira

T.E. Francisca Angelina da Silva Santos