Após fiscalizações do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), onde foi constatado subdimensionamento de pessoal de Enfermagem no Hospital Santa Maria, em Teresina, a direção da instituição anunciou um planejamento de contratações.
O subdimensionamento acontece quando a quantidade de profissionais de Enfermagem atuando em determinada instituição está abaixo do necessário para o exercício da profissão. Algumas contratações foram realizadas de forma imediata no quantitativo de 4 enfermeiros e 9 técnicos de Enfermagem. Mais de 55 contratações estão previstas até a devida adequação do quadro. O Coren-PI seguirá monitorando o processo.
A adequação se dá em cumprimento à Resolução Cofen nº 543/2017 que estabelece os parâmetros para dimensionamento do quadro de profissionais nos serviços/locais em que são realizadas atividades de Enfermagem. “Tivemos um retorno muito positivo da diretoria do hospital. Até o próximo ano, quase 60 profissionais de Enfermagem serão contratados, o que trará uma melhora significativa da qualidade da assistência prestada à população”, explicou Arthur Antunes, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-PI.
A finalidade do Coren-PI é garantir a qualidade da assistência no exercício profissional de Enfermagem, possibilitando que cada profissional preste seus serviços com segurança e qualidade para toda a sociedade.
FONTE: Ascom Coren-PI