Visitas técnicas avaliam viabilidade de aperfeiçoamento na consulta de Enfermagem Ginecológica em municípios

Entre os dias 11 de novembro e 08 de dezembro a Comissão de Saúde da Mulher e a Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Coren-PI realizaram visitas técnicas em dez municípios piauienses. As visitas seguiram um cronograma referente à parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI) e municípios do Piauí para ampliar o acesso à Saúde Reprodutiva, por meio do aperfeiçoamento na Consulta de Enfermagem Ginecológica.

O objetivo das vistorias foi realizar um diagnóstico situacional para viabilidade da realização de dois cursos de aperfeiçoamento: “Enfermagem Ginecológica com ênfase na saúde reprodutiva”, com foco nos métodos contraceptivos, incluindo a capacitação para a inserção do DIU-Dispositivo Intrauterino, e “Enfermagem Obstétrica com foco na consulta de Enfermagem na área do pré-natal”, que incluirá a capacitação dos profissionais para realização de exames de ultrassonografia. A consultas serão realizadas em locais de assistência à gestante, auxiliando em tomadas de decisões seguras.

“Fomos recepcionadas pelos secretários de saúde, coordenadores de saúde da atenção primária e entrevistamos os profissionais de Enfermagem indicados pela secretária de saúde para avaliar seu perfil ao curso. Todos os municípios apresentaram diagnóstico favorável e aqueles que tiveram algumas pendências receberam orientações para se adequarem”, explicou a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-PI, conselheira Enfª Verbênia Cipriano.

A parceria também conta com a colaboração da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Coren-PI, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Piauí (ABENFO-PI) e do Cosems-PI (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí. A próxima etapa será a visita da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen aos mesmos municípios, previstas para fevereiro de 2022.

Confira a lista de municípios, as datas das visitas e a equipe responsável:

. Demerval Lobão (11/11) – Laurymay Caminha (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Ketiana Melo Guimarães (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. José de Freitas (19/11) – Laurymay Caminha (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Ketiana Melo Guimarães (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. Altos-PI (19/11) – Verbênia Cipriano (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Bruna Sepúlvedra (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. Floriano (23/11) – Mageany Barbosa (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher).

. Picos (29/11) – Mageany Barbosa (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Priscila Cavalcante (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. Oeiras (30/11) – Mageany Barbosa (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Priscila Cavalcante (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. Bom Jesus (01/12) – Mageany Barbosa (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Priscila Cavalcante (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. União (06/12) – Verbênia Cipriano (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Bruna Sepúlvedra (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. Miguel Alves (06/12) – Verbênia Cipriano (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Bruna Sepúlvedra (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).

. Piripiri (08/12) – Verbênia Cipriano (conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher) e Bruna Sepúlvedra (membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher).