Serviços de Enfermagem da Unidade Mista de Dirceu Arcoverde são interditados pelo Coren-PI

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou a Interdição Ética dos Serviços de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Dr. Raul Antunes de Macedo, no município de Dirceu Arcoverde-PI.

A Interdição Ética aconteceu após as etapas de fiscalização, notificação e abertura de procedimento de sindicância do Coren-PI, sem que houvesse retorno da diretoria do hospital e da Secretaria de Saúde do município. Além da danificação da estrutura física, duas ilegalidades merecem destaque: a inexistência de enfermeiro 24 horas e a ausência de enfermeiro responsável técnico pelos serviços de Enfermagem.

Desde segunda-feira, 24, o Coren-PI interditou serviços de Enfermagem em municípios do Sul do Piauí: Gilbués, Caracol e Dirceu Arcoverde. As intervenções têm como objetivo proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à saúde do cidadão. Entre as atribuições do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Enfermagem está o monitoramento de práticas ou abstenções relacionados à Enfermagem que ponham em risco a segurança e/ou a saúde pública. Estiveram presentes na Interdição os conselheiros: T.E e Enf. Wendel Alves, T.E e Enf. Antônio Santos e Enfª Elisângela Varonil e o assessor técnico, Enf. Arthur Antunes.

“Assim como as duas últimas interdições, a unidade de mista de saúde não conta com enfermeiro 24 horas e enfermeiro responsável técnico, o que coloca a assistência de Enfermagem em risco. Pelo bem de todos os envolvidos, esperamos que os responsáveis consigam regularizar a situação o quanto antes”, esclareceu o conselheiro Antônio.

A equipe do Coren-PI foi bem recebida pela secretária de saúde, Zenilde Gomes, e pela diretora geral da unidade, Vanessa Alves, que prometeram agilidade no ajuste das inconformidades. Vale destacar que a interdição é válida somente para os serviços de Enfermagem e que a desinterdição pode ser solicitada a qualquer momento, desde que as irregularidades apontadas sejam solucionadas.

FONTE: ASCOM – Coren-PI