Coren-PI sugere readequação do número de profissionais de Enfermagem do HU-PI

Na manhã da última quinta-feira, 03, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, os conselheiros Enf. Samuel Freitas e T. E. e Enfª Leone Damasceno, e a chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª Angelane Neponucemo, realizaram visita técnica ao Hospital Universitário do Piauí (HU-PI), em Teresina.

Assim como todas as instituições de saúde, o HU-PI passou por fiscalizações de rotina do Coren-PI, a última em setembro de 2021, onde foram encontradas algumas irregularidades relativas ao serviço de Enfermagem. Apesar de o hospital não apresentar, no papel, subdimensionamento de pessoal de Enfermagem (quantidade de profissionais inferior ao necessário para o exercício seguro da assistência), o conselho recebeu inúmeras manifestações de descontentamento, por parte dos profissionais que lá atuam, relativas à sobrecarga de atividades.

Na ocasião, Antonio Neto e os demais representantes da autarquia conversaram com o Gerente de Atenção à Saúde, Maurício Giraldi, o Diretor Médico, Marx Araújo, representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Piauí (Sinsep-PI), Enf. Francisco Santana e Enf. Natália Lima, e com a gerente de Enfermagem do hospital, Enfª Jéssica Costa, com o intuito de averiguar a situação dos serviços e discutir a viabilidade de soluções práticas para as demandas mais urgentes.

Após o diálogo com a administração, a comitiva do Coren-PI realizou uma vistoria nas instalações da unidade. Os profissionais de Enfermagem do hospital tiveram a oportunidade de expor suas insatisfações e ouvir as propostas de resoluções que foram apresentadas pelo conselho à direção. O HU-PI apresenta um enorme quantitativo de profissionais afastados. O Índice de Segurança Técnica (IST)* mínimo, 15%, está sendo respeitado, mas as novas ausências decorrentes do aumento do número de casos de Covid-19 e síndromes gripais, e a inviabilidade de novas contratações, agravaram a situação. Alguns problemas relativos à estrutura física de postos de Enfermagem também foram identificados.

De imediato, a gerência do HU-PI se comprometeu a realizar um monitoramento para adequação das condições do repouso. O Coren-PI formalizou um ofício à Superintendência do hospital em que sugere a admissão de profissionais de Enfermagem e, na impossibilidade de contratações iminentes, recomenda a readequação do número de leitos. O Coren-PI segue firme no seu compromisso de garantir a qualidade da assistência no exercício profissional de Enfermagem.

*O IST refere-se ao acréscimo percentual no quantitativo de pessoal de Enfermagem, por categoria profissional, para a cobertura de ausências previstas, como folgas e férias, e ausências não previstas, como faltas, licenças e suspensões.