Cofen e Coren-PI apoiam atos da Enfermagem – Aprova PL 2564 pelo país em março

Além de um grande ato em Brasília, recomenda-se a realização de mobilizações por todos os estados

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) convocam todos os colegas profissionais, e demais conselhos regionais, para atos do Fórum Nacional da Enfermagem, no próximo dia 8 de março. A mobilização é pela aprovação do PL 2564/2020 na forma como foi aprovado no Senado Federal no final do ano passado. É consenso que não se pode mais esperar pela valorização. Para este próximo dia 8 de março, está previsto um grande ato em Brasília, em local a ser definido, mas também se recomenda a mobilização da categoria em todos os estados do país.

A proposta do piso estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Na avaliação da presidente do Cofen, Betânia Santos, “O texto atual do PL 2564 é fruto de muita conversa e de um acordo que já leva em consideração as limitações orçamentárias”. A aprovação no Senado, por unanimidade, foi resultado dos esforços de construção de pontes com todos os envolvidos e, agora, a luta é na Câmara dos Deputados.

Fonte: Ascom – Cofen