A Enfermagem representa 60% da força de trabalho entre os profissionais de saúde no Brasil. Nesse cenário, auxiliares e técnicos de Enfermagem são a maioria. Pensando na importância de iniciativas voltadas para esses dois grupos, na última sexta-feira, 22, o Coren-PI Valoriza esteve no município de Floriano, e na última quinta-feira, 28, no Hospital Areolino de Abreu, em Teresina.
O Coren-PI Valoriza faz parte de um conjunto de ações que possibilitam a aproximação entre o Coren-PI e os técnicos e auxiliares de Enfermagem, promovendo o reconhecimento desses profissionais e conscientização a respeito dos aspectos mais importantes referentes ao exercício de suas atividades.
Em Floriano, as atividades foram coordenadas pela conselheira tesoureira do Coren-PI, T.E. Leone Damasceno, e pelos os conselheiros do Quadro II e III, técnicos de Enfermagem, Antônio Santos, Diana Matos e Geórgia Menor, com o tema principal: “O empoderamento do auxiliar e técnico na equipe de Saúde.”
No turno da manhã, o evento foi realizado na Nefroclínica e teve os profissionais da unidade e do Hospital João Paulo II como público-alvo. Já à tarde, a palestra aconteceu no Hospital Regional Tibério Nunes e foi direcionada para os técnicos e auxiliares daquele hospital e da UPA do município.
Em Teresina, as atividades giraram em torno da mesma temática. As conselheiras Leone, Geórgia e Diana conduziram as atividades no Hospital Areolino de Abreu, no período da manhã.
As atividades possibilitaram um amplo debate sobre qualificação, valorização profissional e qualidade da atuação do técnico e do auxiliar de Enfermagem na equipe de saúde. “Foi um momento em que pudemos estar mais próximos desses profissionais, entendendo suas maiores dificuldades, dialogando e destacando os três pilares para a nossa valorização: autonomia, consciência política e empoderamento”, comentou a conselheira Leone.
FONTE: Ascom Coren-PI