Abertura da Semana da Enfermagem 2022 combina conscientização política e descontração

A Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) 2022 começou em grande estilo! Em um ambiente de muita descontração, representatividade, politização e conhecimento, na noite da última quinta-feira, 12, os enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem piauienses tiveram acesso a uma programação especial no Dia Internacional do Enfermeiro.

A Semana da Enfermagem é o período mais importante do calendário nacional da Enfermagem. O intervalo compreende datas marcantes de dois grandes personagens da Enfermagem mundial, Florence Nightingale e Ana Néri. A primeira nasceu em um 12 de maio e a segunda faleceu em um 20 de maio. Por esse motivo, diversas atividades educativas, de reconhecimento e valorização da categoria são realizadas neste espaço de tempo.

O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, realizou a abertura oficial da cerimônia e destacou a sua importância: “É uma honra estar presidente do Coren-PI no principal evento da Enfermagem, a nossa Semana da Enfermagem”. Em seguida, fez uma retrospectiva da posição fundamental ocupada pela categoria durante a pandemia da Covid-19 e das inúmeras dificuldades que ainda são enfrentadas diariamente, dando ênfase à necessidade do reconhecimento da classe: “Mais que aplausos, quem trabalha para salvar vidas merece valorização e reconhecimento. Esse reconhecimento só é garantido com ações práticas, e nós estamos começando a mudar essa história. Um exemplo é a aprovação do piso salarial nacional no Senado e na Câmara dos Deputados”, disse.

Dando continuidade à programação, a mesa redonda “Avanços e Conquistas no Exercício Profissional da Enfermagem” abordou assuntos fundamentais para a Enfermagem, como os atuais desafios trabalhistas, a precarização do exercício da Enfermagem e a politização dos profissionais da categoria. Participaram no momento o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, a conselheira federal do Cofen, Enfª Tatiana Melo, e o editor associado da revista Enfermagem em Foco, do Cofen, Enf. Carlos Leonardo Cunha.

Carlos Leonardo passeou por vários cenários relacionados ao exercício profissional da Enfermagem, levando à reflexão sobre a “Uberização” da profissão. O novo termo resume bem o processo de precarização da força de trabalho da Enfermagem, com as implicações da Reforma Trabalhista, tempo de trabalho, entre outros fatores.

Já a conselheira federal do Cofen apresentou detalhes da conjuntura política nacional e a carência de representantes da Enfermagem nesse contexto: “É inadmissível que a maior categoria da saúde tenha apenas uma deputada federal como representante. Assim como existem as bancadas ruralista, da bala, evangélica, e muitas outras, precisamos eleger a bancada da Enfermagem. Ocupar esse espaço é fundamental para que continuemos avançando”, pontuou Tatiana Melo.

Finalizando a agenda da noite, o enfermeiro e humorista Eduardo Stall o “Enfermeiro Sincero” arrancou boas gargalhadas dos presentes com o show de stand up comedy “12×36 – Vida de Enfermeiro”. O evento aconteceu no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel e reuniu cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes de Enfermagem, convidados e servidores do Coren-PI.

Além de Teresina, a programação da Semana da Enfermagem 2022 contemplará as cidades das três subseções do Coren-PI: Parnaíba – dia 13, Floriano – dia 19 e Picos – dia 20. Também estão previstas atividades em instituições de ensino e saúde de Teresina e vários municípios piauienses.