Parnaíba recebe programação da Semana da Enfermagem

Conselheiros do Coren-PI marcaram presença no evento

Dando continuidade à programação da Semana da Enfermagem 2022, o Coren-PI promoveu, nesta sexta-feira, 13, uma série de atividades para os profissionais de Enfermagem de Parnaíba.

A agenda teve início às 14h, com o minicurso sobre atualizações e diretrizes de reanimação cardiopulmonar (RCP), conduzido pelo conselheiro do Coren-PI T.E. e ENF. Flaviano Aragão e pelo ENF. Maylson Oliveira.

O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, aproveitou a oportunidade para destacar a conquista mais recente da Enfermagem. A aprovação do PL2564/2020 na Câmara dos Deputados: “Essa aprovação vai revolucionar a vida dos profissionais de Enfermagem, principalmente, técnicos e auxiliares, que ganham, em média, um salário mínimo. Esses profissionais terão dignidade e maior tranquilidade para realizarem a Enfermagem com excelência”, disse.

Mais tarde, a mesa redonda “Consciência Crítica e Política Profissional: As lutas da Enfermagem contou com a participação da conselheira secretária do Coren-PI, Enfª Elisângela Varonil, da conselheira federal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfª Tatiana Melo e do enfermeiro e vereador de Parnaíba, Taylon Andrade.

Tatiana Melo fez uma análise da conjuntura política nacional, do número de cadeiras ocupadas por mulheres no parlamento, da falta de representatividade da Enfermagem e usou o trocadilho dos termos “em frente” e “enfrente”, utilizado pelo Cofen durante a Semana da Enfermagem. “É necessário que a Enfermagem assuma esse protagonismo nas Casas do Legislativo. Não podemos aceitar que a maior classe da saúde tenha apenas uma deputada federal. Precisamos de uma Enfermagem que siga em frente e que enfrente todos os desafios”, pontuou.

A secretária de saúde, Leidiane Pio, prestigiou o evento que foi encerrado com uma apresentação cultural encenada por agentes comunitários do município.