Diante do aumento de casos de Covid-19, Coren-PI e FMS traçam estratégias para o serviço de Enfermagem

Durante o mês de junho, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou inspeções eventuais em nove unidades básicas de saúde (UBS’s) de Teresina. Tendo em vista o aumento de casos de Covid-19 na capital, as visitas tiveram como objetivo averiguar, em especial, a segurança dos profissionais de Enfermagem, bem como a qualidade da assistência prestada. A autarquia já havia se manifestado sobre o assunto em nota divulgada dia 7.

Após convite do conselho, na manhã de hoje, 21, o presidente, Enf. Antonio Neto, as conselheiras, Enfª Elisângela Varonil e T.E. Leone Damasceno, e a chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª fiscal Angelane Neponucemo, receberam representantes da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), responsável pelas UBS’s, para traçar estratégias que garantam um exercício de Enfermagem seguro.

Na oportunidade, Angelane Neponucemo elencou as principais irregularidades encontradas durante as fiscalizações. O Coren-PI apresentou sugestões e mostrou-se disponível para contribuir no que for necessário para a melhoria dos serviços prestados e para a segurança dos profissionais que estão na linha de frente. “Fizemos a listagem das demandas mais urgentes e as recomendações necessárias. O objetivo do conselho é somar para que avancemos cada vez mais. Certamente, estamos do mesmo lado”, declarou o presidente do conselho regional.

Participaram da reunião: a diretora da Atenção Básica, Enfª Nádia Miranda, a apoiadora institucional GAE/DAB, Enfª Ketiana Melo e a também apoiadora institucional DAB, Enfª Ayla Carvalho. As representantes da FMS Teresina comprometeram-se a apurar as irregularidades apontadas pelo Coren-PI e a apresentar alternativas para que sejam solucionadas o mais rápido possível. De imediato, irão elaborar um planejamento de acordo com o proposto pelo conselho.