Parecer autoriza realização de testes do olhinho e do coraçãozinho em consultório de Enfermagem

Foi aprovado, durante a 568ª Reunião Ordinária de Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (ROP do Coren-PI), o parecer técnico Nº03/2022, que autoriza a realização de testes do olhinho e do coraçãozinho por profissional enfermeiro, no âmbito dos consultórios de Enfermagem. A reunião aconteceu nos dias 23 e 24 de junho, na sede do conselho, em Teresina.

A triagem neonatal possibilita a detecção precoce de diversas doenças congênitas, o que auxilia no tratamento adequado e contribui para a promoção de uma melhor qualidade de vida aos recém-nascidos e redução da morbimortalidade infantil.

O parecer, de relatoria da conselheira Enfª Mageany Barbosa, trata especificamente dos testes do olhinho (Teste do Reflexo Vermelho) e do coraçãozinho (oximetria de pulso). Ambos são práticas multiprofissionais e configuram como importantes mecanismos de prevenção e promoção à saúde dos recém-nascidos, podendo ser executados por profissional de saúde treinados, conforme normativas do Ministério da Saúde e normas que regulamentam as profissões.

“É um parecer de grande relevância pois amplia o campo de atuação e incentiva, também, o empreendedorismo na Enfermagem piauiense”, comentou a relatora.

Números

Segundo revisão bibliográfica realizada pelo Departamento de Cardiologia e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 1 a 2 de cada 1000 recém-nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica e 30% destes recém-nascidos recebem alta hospitalar sem o diagnóstico, podendo evoluir para choque, hipóxia ou óbito precoce, antes de receber tratamento adequado.

De acordo com a OMS, existem aproximadamente 1,4 milhão de crianças com deficiência visual no mundo, sendo que cerca de 90% vivem em países em desenvolvimento ou muito pobres. A cada ano, aproximadamente 500 mil crianças ficam cegas e em torno de 60% morrem na infância. Cerca de 80% das causas de cegueira infantil são preveníveis ou tratáveis.