Coren-PI participa do 12º Seminário Administrativo dos Conselhos de Enfermagem, em São Luís

Gestores, conselheiros e servidores públicos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem estiveram reunidos na 12ª edição do Seminário Administrativo dos Conselhos de Enfermagem (SEMAD), realizado na cidade de São Luís, no Maranhão.

Com o objetivo fortalecer o protagonismo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem na administração pública e na defesa dos interesses da categoria, o evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho. A Diretoria, conselheiro presidente, Enf. Antonio Neto, conselheira secretária, Enfª Elisângela Varonil e conselheira tesoureira, T.E. Leone Damasceno, e servidores de vários setores representaram o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) na oportunidade.

Para a conselheira Leone Damasceno, o evento é muito importante para o alinhamento das boas práticas utilizadas dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais: “Foram abordados temas de extrema importância, como os referentes a licitações e lei geral de proteção de dados, fundamentais para que o nosso regional continue atuando com transparência, de acordo com os órgãos de controle externo. Certamente, vamos trabalhar com mais segurança e assertividade”, declarou.

A atuação dos Conselhos de Enfermagem na administração pública fez com que o sistema ocupasse uma posição de destaque entre os demais conselhos profissionais. Hoje, o Cofen, junto aos 27 regionais, é exemplo de boa governança, eficiência e transparência. Este protagonismo foi exaltado na extensa programação do 12º SEMAD, que abordou temas relacionados à legislação, proteção de dados e programa de integridade.

Thiago Gomes, controlador do Coren-PI, falou sobre a sua participação no evento: “Foi um momento em que tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento através da troca de experiências entre os integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. As palestras do SEMAD auxiliaram para o alinhamento da dinâmica de trabalho de todos os conselhos regionais e, com isso, contribuem para que sigamos juntos na busca pela eficiência plena em benefício da Enfermagem”, concluiu.

Já Antonio Neto, enfatizou a relevância do evento e parabenizou o Cofen pela iniciativa: “O evento possibilitou o compartilhamento de conhecimentos, experiências exitosas, regras de adequação aos órgãos de controle externo, entre muitos outros aspectos, que vão promover a evolução da atuação de todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Parabéns ao Cofen pela iniciativa”, resumiu o presidente do Coren-PI.

O 12º SEMAD marcou a retomada do evento no formato presencial após três anos. A última edição presencial foi promovida em 2019, antes da pandemia da Covid-19. No último ano, para garantir a segurança dos participantes, o evento ocorreu em formato virtual. Em 2022, o seminário inovou ao contar com transmissão online para todo o país por meio da multiplataforma CofenPlay.

Representaram o Coren-PI no 12º SEMAD:

. Aécio Moura – Pregoeiro

. Diego Santos – Chefe do Departamento Financeiro