Coren-PI pede impugnação de edital de concurso que apresenta baixo salário para Enfermagem

Edital do Município de União foi divulgado no mês de junho

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) encaminhou ofício ao presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção – COPESE, solicitando a retificação do edital do concurso público de provas e títulos nº 05/2022, do município de União-PI.

Publicado em meados do mês de junho, o certame apresenta remunerações, para os cargos de Enfermeiro (R$ 1.362,80) e Técnico de Enfermagem (R$ 1.212,00), que não condizem com a complexidade própria do exercício profissional da Enfermagem.

No ofício, são apontados aspectos que precisam ser observados e retificados, sendo os principais: a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos, de acordo com a Constituição Federal; a participação do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí na organização do edital, segundo a Constituição Estadual; a existência de enfermeiro na banca examinadora do concurso, a carga horária de 30 horas, já estabelecida em nível estadual; e o parâmetro estadual de remuneração.

O Coren-PI defende o direito à remuneração justa, a condições adequadas de trabalho e salários éticos mínimos necessários a serem pagos pelos serviços públicos e privados. “Pedimos a anulação do concurso ou suspensão até que o conselho tenha participação plena e ativa na elaboração do edital”, elucidou o procurador da autarquia federal, Dr. João Luiz Macêdo.

FONTE: Ascom Coren-PI