Parnaíba recebe Reunião Ordinária de Plenário do Cofen

Conselheiros federais estarão reunidos ao longo da semana para deliberar sobre pautas relevantes da Enfermagem

A cidade de Parnaíba (PI) sedia, ao longo de toda a semana, a 544ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Promovida com a assistência do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), a ROP reúne conselheiros federais para a deliberação de temas pertinentes à profissão.

A partir das reuniões descentralizadas de plenário, o Cofen busca fortalecer a interlocução com os profissionais, além de ampliar o diálogo com os regionais. A presença no Piauí estabelece um olhar especial para a Enfermagem do nordeste e especialmente do estado. Segundo maior município piauiense, Parnaíba concentra grande quantitativo de profissionais na região, além de abrigar uma subseção do Coren-PI.

Ao abrir os trabalhos na manhã desta segunda-feira (22/8),  a presidente do Cofen, Betânia Santos, agradeceu ao Coren-PI pela acolhida e apoio na organização da ROP. “Desejamos, por meio da nossa presença física nos estados, estreitar os laços com a Enfermagem local e continuar a garantir um trabalho conjunto entre todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Queremos conhecer de perto os desafios enfrentados pelos conselhos e seus profissionais, oferecendo todo suporte necessário para que eles sejam superados”, complementou.

Entre os pontos de deliberação, está a apreciação de proposta de resolução que trata da atuação do profissional enfermeiro nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Também estão na pauta pareceres, como o que dispõe sobre a normatização da Atenção de Enfermagem em saúde indígena.

“É com grande satisfação que recebemos a ROP externa do Cofen pela primeira vez na cidade de Parnaíba. Não tenho dúvidas de que será uma semana importante, com grandes discussões a nível nacional”, afirmou o presidente do Coren-PI, Antonio Neto.

FONTE: Ascom Cofen e Coren-PI