Bootcamp Healthtech: conheça a ferramenta que rendeu ao Coren-PI o 2º lugar no Prêmio Inovação e Empreendedorismo do CBCENF

Premiação aconteceu durante a cerimônia de encerramento do 24º CBCENF

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) foi destaque no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Com o trabalho Bootcamp Healthtech: Inovação de empreendedorismo para a criação de valor em Saúde e Enfermagem, o regional conquistou o segundo lugar no Prêmio Inovação e Empreendedorismo. Os conselheiros Enf. Samuel Freitas, Enfª Elisângela Varonil e T.E. Diana Matos, e os servidores Arthur Antunes e Pedro Aires foram os responsáveis pelo projeto.

Em meio a uma enorme variedade de temas, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem possibilitou aos conselhos de nove estados do país (sendo dez equipes) a exploração de duas novas vertentes: inovação e empreendedorismo. A equipe do Coren-PI dedicou-se por sete horas no desenvolvimento de uma ferramenta voltada para o auxílio no dimensionamento de pessoal de Enfermagem.

Ferramenta desenvolvida otimiza o dimensionamento de pessoal de Enfermagem

“Nós conseguimos apresentar a proposta, por meio da plataforma TRENA, que integra três eixos de informações: pacientes, serviço de saúde e equipe de Enfermagem. A ideia é que, ao utilizar o dispositivo, o Enfermeiro Responsável Técnico possa otimizar o seu tempo, ao mesmo tempo em que atualizará de forma automática os dados dos profissionais no banco de dados do COREN-PI. Receber esse prêmio foi muito satisfatório para a nossa equipe”, explicou o conselheiro Enf. Samuel Freitas.

A ferramenta apresentada pelos representantes do Piauí promove um Dimensionamento de Enfermagem de forma contínua e imediata, otimizado o tempo dos enfermeiros responsáveis técnicos.

O prêmio foi entregue durante a cerimônia de encerramento do 24ª CBCENF, dia 15 de setembro, e teve o Coren-SP completando o pódio, com o terceiro e primeiro lugares. A equipe responsável recebeu R$ 1,5 mil pela conquista, até então inédita para o Coren-PI.

Aplicabilidade

A plataforma foi desenvolvida e sugerida ao Cofen como um experimento, podendo ser viabilizada no futuro.

Dimensionamento de Enfermagem

A qualidade da assistência de Enfermagem está diretamente ligada ao correto dimensionamento de enfermeiros, técnicos e auxiliares. A resolução Cofen 543/2017 estabelece as normas técnicas que tratam do quantitativo de profissionais necessários para execução das ações de Enfermagem.