Coren-PI dialoga com profissionais de Enfermagem de Floriano

Regulamentação da carga horária de 30 horas semanais e normatização do serviço de Enfermagem foram os principais temas

Nesta terça-feira, 04/10, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, os conselheiros Enf. Samuel Freitas e T.E. Antônio Santos, e o assessor técnico, Enf. Arthur Antunes, estiveram reunidos com profissionais de Enfermagem de Floriano. A secretária de saúde, Caroline Reis, e coordenadores da pasta representaram a gestão do município na oportunidade.

O primeiro encontro foi com os profissionais da Atenção Primária à Saúde. Na oportunidade, a comitiva do Coren-PI abordou assuntos como a regulamentação da Carga Horária de 30 horas semanais no município, a resolutividade do problema da inexistência de enfermeiro em todos os turnos e a aprovação do procedimento operacional padrão que foi validado pelo conselho e que será apresentado aos profissionais em breve.

Em seguida, o diálogo foi com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Atualmente, a carga horária dos técnicos de Enfermagem que atuam no serviço é de 36 ou 40 horas, a depender do mês.

“O diálogo com os profissionais de Enfermagem é fundamental para que sigamos avançando. Continuaremos atuando para garantir a regulamentação da carga horária de 30 horas semanais e a normatização do serviço de Enfermagem”, pontuou o presidente do Coren-PI.

Essa inciativa promove a aproximação entre os profissionais de Enfermagem e o Coren-PI. É uma oportunidade de manter os inscritos informados sobre as ações do conselho, esclarecer possíveis dúvidas sobre as funções finalísticas da autarquia e atualizar sobre o cenário de conquistas políticas recentes. Também é uma forma de manter o Coren-PI inteirado sobre as principais carências e, a partir disso, apresentar as soluções mais viáveis, como o oferecimento de cursos de capacitação e treinamentos.

Interdição Ética

No mês de abril deste ano (2022), o Coren-PI realizou uma Interdição Ética dos Serviços de Enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Paraguassu. A partir da intervenção do conselho, foi constatado que várias unidades do município apresentavam as mesmas irregularidades, sendo a principal a ausência de enfermeiro em pelo menos um turno. À época, a Secretaria de Saúde do município dialogou com o conselho e prometeu realizar as adequações necessárias em todas as unidades.