Em Teresina, Coren-PI Capacita destaca boas práticas de Enfermagem

Uso de dispositivos e administração de medicamentos foram os principais temas

Presidente, Enf. Antonio Neto, confirmou a realização de capacitações mensais na sede

Profissionais de Enfermagem de Teresina e outros municípios piauienses acompanharam, durante toda a sexta-feira, 21/10, uma rica programação de treinamentos, na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).

Pela manhã, as atividades estiveram voltadas para as boas práticas da Enfermagem nos cuidados com dispositivos. A enfermeira Silvia Alcântara deu início à programação abordando a temática “Boas práticas no uso de dispositivos venosos”. A palestrante aproveitou para destacar a importância de uma boa higiene das mãos durante todo o processo de assistência de Enfermagem. O enfermeiro Rômulo Diego concluiu as atividades do turno enfatizando os cuidados no uso de dispositivos como sondas e cateteres.

“São detalhes de ações que fazem parte do nosso dia a dia, da nossa rotina de trabalho e que, muitas vezes, acabam passando despercebidos. Para que possamos oferecer uma assistência de enfermagem de excelência, é importante que estejamos sempre otimizando e aprimorando nossos conhecimentos”, comentou a conselheira T.E. Geórgia Menor.

Luiza, Erinalda e Samara são técnicas de enfermagem do
município de Cajazeiras, no Sul do Piauí

Do município de Cajazeiras do Piauí, distante 250 km de Teresina, a técnica de enfermagem  Luiza Nogueira veio acompanhada das duas colegas, também técnicas de enfermagem, Erinalda Bezerra e Samara Leandro. As profissionais atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no posto de saúde do município e aproveitaram os treinamentos para trocar experiências e aprimorar conhecimentos: “O dia foi bastante enriquecedor. Estava precisando muito de uma capacitação, especialmente, em medicação. Sem dúvidas, contribuiu muito”, comentou Luiza.

“Fiquei sabendo da capacitação pelas redes sociais do Coren-PI e já me organizei com as meninas para estarmos presentes. Esperamos que tenhamos mais treinamentos do tipo. Conhecimento nunca é demais, os cursos agregaram muito”, complementou a colega, T.E. Erinalda.

No período da tarde, usando as resoluções mais atuais como referência, o enfermeiro Nazareno Júnior ministrou palestra sobre a administração de medicação, destacando as atribuições específicas de cada integrante da equipe de enfermagem (enfermeiro, técnico e/ou auxiliar de enfermagem) envolvida nesse processo.

O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, reforçou o compromisso do conselho com a qualificação dos profissionais de enfermagem piauienses e prometeu mais ações nesse sentido: “Vamos continuar com essas atividades mensalmente, ofertando esses cursos de forma presencial e virtual, com as transmissões pela internet, de forma que facilite a acesso e possamos alcançar a maior quantidade de profissionais possível”, certificou.

O cronograma de atividades foi encerrado com o sorteio de 20 vouchers para um minicurso na área de Urgência e Emergência, que será realizado durante o final de semana por um dos parceiros do Coren-PI. Além dos profissionais, o evento contou com a presença dos conselheiros Enf. Samuel Freitas, T.E. Wendel Alves, Enfª Elisângela Varonil, T.E. Geórgia Menor, Enfª Ana Lívia Castelo Branco, T.E. Diana Matos e T.E. Leone Damasceno. Tivemos registros de profissionais de Enfermagem dos municípios de Ipiranga, Conceição do Canindé, Simplício Mendes, Altos, União, Inhuma e Alto Alegre.

Fonte: Ascom Coren-PI