Despontando como um ramo que amplia a atuação dos profissionais da ciência do cuidado, os consultórios de enfermagem já são uma realidade no cenário do empreendedorismo no Piauí.
A enfermeira Auridéia Lustosa, que inaugurou o seu consultório no mês de outubro, no município de Barras, destaca a dimensão dessa nova possibilidade: “A gente acaba rompendo com aquele tabu de que só médicos poderiam abrir consultórios. Nós, profissionais de Enfermagem, temos, sim, capacidade de empreender”, afirma.
Desde que surgiu a ideia de ir além das atividades realizadas em hospitais e unidades de saúde, Auridéia teve o cuidado de seguir todos os trâmites para abertura do seu consultório: “O registro é o que respalda, dá segurança, mostra o compromisso do profissional de trabalhar dentro da legalidade, de acordo com as normas do conselho de enfermagem”, explica. “Pretendo continuar desenvolvendo o meu trabalho de maneira ética e compromissada com o bem-estar do usuário”, continua.
A enfermeira conta que o foco dos atendimentos está voltado para os procedimentos que ela está habilitada a executar, com destaque para a citologia: “É um procedimento fundamental, que possui alta demanda, e em que podemos contribuir na prevenção do câncer do colo do útero”, comenta Auridéia.
Neste mês de novembro, o recém-inaugurado consultório recebeu a visita de uma comitiva do Coren-PI. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, o conselheiro Enf. Amado Bento, e o assessor técnico, Enf. Arthur Antunes, conheceram as instalações do consultório e conversaram com a proprietária sobre algumas dúvidas e informações mais recentes das atividades do conselho. Auridéia atende de segunda a quinta-feira, de 14 às 17h30, e às sextas-feiras, das 7h30 até 12h.
O Coren-PI entende que é fundamental dar visibilidade a profissionais como Auridéia, uma entre os milhões de profissionais que dedicam suas vidas e contribuem para uma Enfermagem mais forte. Assim como ela, cada um deles merece ser reconhecido.
“O profissional enfermeiro que desejar abrir uma clínica ou consultório de Enfermagem deve encaminhar a solicitação ao Coren-PI, é um direito de todo enfermeiro. O procedimento é feito por meio do site e nossa equipe está à disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Ficamos muito felizes com esse fortalecimento da enfermagem e de participarmos da realização de tantos sonhos”, declarou Antonio Neto.
A solicitação do Registro de Consultório de Enfermagem é rápida, gratuita e legitima a atuação do enfermeiro empreendedor. O procedimento é totalmente on-line, via site (https://coren-pi.org.br/), e você recebe a autorização do conselho por e-mail.
Respaldo técnico e legal
Realizar consulta de enfermagem é um direito do profissional enfermeiro, assegurado pela Lei 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea “i”, pelo Decreto 94.406/87, art. 8º, inciso I, alínea “e”, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e normatizada pela Resolução Cofen 358/2009. A Resolução Cofen 568/2018 regulamenta os consultórios de Enfermagem.
FONTE: Ascom Coren-PI