Coren-PI participa de inspeções no Hospital do Monte Castelo e na Maternidade Wall Ferraz

Fiscalizações foram realizadas em parceria com o MPPI, CRM-PI e CREFITO-14

Informações coletadas nas visitas devem contribuir com o trabalho do MPPI na cobrança por melhorias na saúde pública municipal

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), participou, na manhã desta quinta-feira, 08 de dezembro, de inspeções no Hospital do Monte Castelo e na Maternidade Wall Ferraz. As fiscalizações foram promovidas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina e acompanhadas por conselheiros e fiscais, além do Coren-PI, dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PI) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-14ª).

A conselheira Enfª Deusa Helena Machado e a Enfª fiscal Gersonete dos Santos representaram o conselho de enfermagem na inspeção, que foi conduzida pelo promotor de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª PJ de Teresina.

Inspeções tiveram o objetivo de apurar denúncias relacionadas à falta de medicamentos e insumos bem como a existência de escalas de profissionais incompletas

As atividades foram iniciadas no Hospital do Monte Castelo. Na unidade de saúde, a equipe visitou a farmácia, a central de abastecimento farmacêutico, a central de materiais esterilizados, a central de equipamentos de proteção individual e as enfermarias. Os membros da comitiva aproveitaram a oportunidade para ouvir relatos de pacientes.

A visita ao Hospital do Monte Castelo foi motivada, também, por denúncias sobre a falta de medicamentos e insumos. “Durante a fiscalização, constatamos a falta de muitas medicações, principalmente antibióticos. Materiais importantes como soro fisiológico e água destilada, e outros que são essenciais para a administração dos medicamentos, como seringas, agulhas completam a lista de carências”, explicou a conselheira Deusa Helena.

Já na Maternidade Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu Arcoverde, os representantes dos órgãos de fiscalização inicialmente conversaram com as diretoras geral e técnica da unidade sobre a escala de profissionais médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Em seguida, informaram sobre a existência de denúncias relacionadas ao assunto e cobraram explicações à direção da maternidade.

Fiscais e conselheiros enviarão relatórios técnicos das inspeções ao MPPI

“Encontramos uma farmácia bem abastecida, organizada, não temos nenhuma queixa nesse sentido. O principal problema da maternidade é a questão de recursos humanos. Verificamos a falta de profissional enfermeiro nos setores centro cirúrgico e central de material, e também problemas com a escala médica, com ausências de obstetras e neonatologistas em alguns dias da semana”, continuou Deusa Helena. A gestão da Wall Ferraz informou que depende da liberação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para contratar novos profissionais e que tem solicitado à pasta a complementação no quadro de pessoal.

Agora, os fiscais e conselheiros do Coren-PI, CRM-PI e CREFITO-14 vão elaborar relatórios técnicos com as informações coletadas nas inspeções. Esses documentos serão enviados ao Ministério Público e devem subsidiar o trabalho do órgão na cobrança por melhorias na saúde pública municipal.

FONTE: Ascom Coren-PI com informações MPPI