Prêmio Benevina Vilar celebra profissionais de enfermagem destaque em 2022 no Piauí

Os profissionais homenageados em dividiram-se em doze categorias

A noite da última sexta-feira, dia 16 de dezembro, foi de celebração e reconhecimento para profissionais que muito contribuíram para o desenvolvimento da enfermagem piauiense no ano de 2022. Doze profissionais foram agraciados com a honraria máxima da enfermagem piauiense, o Prêmio Benevina Vilar, concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Outras treze personalidades receberam menção honrosa.

Criado em 2021, o Prêmio Benevina Vilar valoriza e reconhece enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que praticam a ciência do cuidado prestando uma assistência, além de técnica, humanizada, e contribuem para o desenvolvimento da enfermagem no Piauí.

A solenidade aconteceu no auditório da sede do Coren-PI, em Teresina. Destaque para a presença do promotor de justiça do Estado do Piauí, Dr. Eny Pontes, que compôs o dispositivo de honra e foi um dos homenageados da noite.

A cerimônia também marcou o descerramento da placa do auditório da sede do Coren-PI “Auditório Drª. Tânia Maria Melo Rodrigues”

Os presentes conheceram as histórias dos eleitos, escolhidos em votação popular. Em seguida, prestigiaram o descerramento da placa com o novo nome do auditório da sede, “Auditório Drª. Tânia Maria Melo Rodrigues”, e o lançamento dos livros “O Ensino de Enfermagem no Piauí” e “Histórias de Vida, Formação Profissional e Identidade de Enfermeiras Professoras”, de autoria da prof. Drª Anneth Basílio.

“Esse prêmio é um justo reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado por cada um de vocês. Parabéns pela coragem, zelo e garra com que desempenham a enfermagem. Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso, como presidente do maior conselho de classe do estado, em defesa de uma enfermagem mais forte, de um conselho respeitado.  Assim, conseguiremos avançar na busca pelos nossos direitos, pelo nosso espaço. Nós fazemos a diferença todos os dias”, pontuou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, em sua fala.

Após a entrega das medalhas e dos certificados, o momento mais marcante da noite: os discursos dos profissionais homenageados. O professor Carlos Alberto Oliveira representou os que receberam menção honrosa e a enfermeira Nancy Loiola falou em nome dos vencedores do prêmio Benevina Vilar.

Treze personalidades receberam menção honrosa

Em um discurso tocante de agradecimento, o professor destacou a atuação da enfermagem durante a pandemia da Covid-19, exaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e declarou o seu amor pela enfermagem: “É uma honra enorme estar aqui, como professor, representando todos os agraciados com menção honrosa. Receber essa homenagem é ainda mais simbólico depois de termos enfrentado bravamente a maior crise sanitária da história recente. Sou um apaixonado pela nossa profissão. A enfermagem trouxe tudo de bom que aconteceu na minha vida. Eu faria tudo novamente”, disse Carlos Alberto.

Já a representante dos premiados da noite, Nancy, fez um retrospecto de sua atuação na Atenção Básica e do prazer que a enfermagem lhe proporciona de fazer a diferença na vida das pessoas todos os dias: “Minha maior satisfação como enfermeira é poder contribuir com a minha comunidade. A enfermagem me deu o privilégio de ver além do óbvio, de perceber novas possibilidades. O sentimento que me move é a melhoria na qualidade de vida de cada paciente. Receber esse prêmio significa muito para mim. Muitíssimo obrigada”, pontuou.

Benevina Vilar

Benevina Maria Vilar Nunes Teixeira, a “Bené”, como era carinhosamente conhecida, construiu uma linda trajetória na enfermagem. Reconhecida pelo profissionalismo, ética, generosidade e humanidade no ensino da enfermagem, Bené consolidou o seu nome na história da profissão no Piauí. Hoje, dá nome à maior honraria da enfermagem piauiense. Benevina Vilar faleceu repentinamente em 11 de julho de 2021.

– Confira a lista completa dos premiados:

. T.E. Francisca Carvalho Lages

. Enfª Nancy Nay Leite de Araújo Loiola Batista

. T.E. Girleno França de Carvalho

. Enf. Alexsandra Maria Ferreira de Araújo Bezerra

. Enf. Silvania Maria Cunha do Nascimento

. Enf. Francisco Weliton Pessoa Silva

. Enf. Államy Danilo Moura e Silva

. Enf. Patriotino Fontinele Lages Filho

. Enfª. Ranielly Alves Galvão Ribeiro

. Enf. Daniel Coelho Farias

. Enf. Jonathas Leite de Souza