Coren-PI realiza visita técnica à UPA do Satélite

Coren-PI disponibilizou apoio técnico para dimensionamento de pessoal de Enfermagem da unidade

Na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou uma visita técnica para verificação do dimensionamento de pessoal de Enfermagem e das condições de trabalho dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite.

Em outras oportunidades, a unidade já havia sido notificada pela Fiscalização do Coren-PI em virtude de algumas irregularidades relativas ao dimensionamento de pessoal, que acontece quando o número de profissionais de Enfermagem é inferior ao necessário para a prestação de uma assistência de Enfermagem segura. Além disso, denúncias referentes ao subdimensionamento de pessoal de Enfermagem na instituição de saúde foram recebidas pelo conselho regional.

Participaram da visita o conselheiro Enf. Samuel Freitas, a chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª Angelane Neponucemo, e a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Enfª Andressa Nogueira. As enfermeiras Flávia Araújo, Diretora de Enfermagem, e Milena Mendes, integrante do Núcleo de Segurança do Paciente, receberam a comitiva do Coren-PI.

Durante a visita, os representantes da autarquia percorreram todos os setores da unidade e conversaram com a enfermeira responsável técnica pelos serviços de Enfermagem da unidade e com alguns profissionais, com o intuito de averiguar a situação dos serviços e discutir a viabilidade de soluções práticas para as demandas mais urgentes.

“Temos uma estrutura física e organização adequadas. Os ajustes necessários serão no dimensionamento de pessoal, em que precisamos levar em consideração aspectos que fogem dos números propriamente ditos. Às vezes, estamos avaliando uma escala que aparentemente está de acordo com a resolução que trata do dimensionamento, mas o que temos na prática é um número de profissionais inferior. Isso acontece por diversos fatores, como a realização de atividades administrativas – que não são de competência do pessoal de Enfermagem”, explicou o conselheiro Samuel.

O Coren-PI, por meio das fiscais Andressa e Angelane, disponibilizou uma consultoria especializada em cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem à UPA. “Nós estivemos aqui para dar apoio nos cálculos de dimensionamento e trazer um dimensionamento real, para que não tenhamos mais demandas relacionadas a esse tópico. Nosso objetivo é solucionar a questão do dimensionamento na prática”, pontuou Andressa.

A enfermeira responsável técnica pelos serviços de Enfermagem da unidade participará de consultoria com o Coren-PI ainda no mês de março e se comprometeu com a realização de todos os esforços necessários para que os desacordos sejam solucionados. O Coren-PI segue firme no compromisso de garantir a qualidade da assistência no exercício profissional de Enfermagem.