Profissionais de Enfermagem de Teresina acompanharam, durante toda a sexta-feira, 10/03, uma rica programação de treinamentos, na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Pela manhã, a enfermeira Thayna Moura deu início às atividades abordando a temática “Boas práticas em Central de Material e Esterilização (CME)”. Em seguida, no período da tarde, usando as resoluções mais atuais como referência, a enfermeira Socorro Mafalda ministrou palestra sobre a “Atuação da equipe de Enfermagem no Centro Cirúrgico”. As palestrantes evidenciaram a importância do trabalho do CME para os procedimentos hospitalares, destacando aspectos como a divisão das atribuições e o objetivo de todo o trabalho realizado pela equipe de Enfermagem: o bem-estar do paciente.
A enfermeira recém-formada Aldeneide Carvalho acompanhou a programação durante todo o dia e contou que as atividades a ajudaram na escolha da carreira que ela seguirá: “Quando ainda estava no estágio, vinha pensando em atuar na área de CME. Com esse minicurso, pude ter acesso a um leque de possibilidades, técnicas, vivências… Foi muito produtivo, excelente. Agora, tenho certeza que vou me especializar nessa área”, comentou.
O evento contou, ainda, com a participação mais que especial de cinco enfermeiros angolanos, de passagem pelo Brasil para pós-graduação, mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). “O intercâmbio Angola-Brasil está sendo uma maravilha. Agradecemos a recepção e oportunidade de aprendizado, foi um momento extraordinário. Nós, como profissionais de Enfermagem, temos a necessidade de atualizar conhecimentos, visando a prestação do devido cuidado com eficácia, eficiência e evitando erros subsequentes”, disse o secretário do Conselho Provincial de Luanda, Lopes Tchivala. Sobre os temas explanados durante o dia, o enfermeiro, que atua na assistência e na docência, continuou: “A CME é a vida do hospital. Faremos o possível para levar esses conhecimentos para o nosso dia-a-dia e implementar nas unidades hospitalares em que atuamos”, concluiu.
Para o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, as atividades do “Coren Capacita” reforçam o compromisso do conselho com a qualificação dos profissionais de Enfermagem piauienses: “As atividades do Coren Capacita são sucesso absoluto, o que demonstra a vontade dos profissionais de procurar conhecimento. Seguiremos ofertando esses minicursos de forma presencial e virtual, de forma que possamos alcançar a maior quantidade de profissionais”. Antonio Neto aproveitou a ocasião para lembrar da mobilização nacional em favor do Piso Salarial Nacional: “Esse 10 de março está sendo mais um dia de luta da Enfermagem em defesa do nosso direito, que já está garantido por lei. Não descansaremos até que os valores do piso estejam nos contracheques de cada profissional de Enfermagem”, declarou.
Dando continuidade ao cronograma de atividades, a enfermeira Drª Mara Correia lançou o seu livro “Noções Básicas de Instrumentação Cirúrgica” e dividiu um pouco da sua linda trajetória na Enfermagem. Entre suas muitas conquistas, Mara tem no currículo a maior honraria da Enfermagem brasileira, o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Dinâmicas variadas e sorteios de brindes, exemplares do livro lançado e cursos de capacitação na área de instrumentação cirúrgica encerram a programação do dia. Além dos profissionais e estudantes, as atividades contaram com a presença dos conselheiros Enf. Samuel Freitas, Enfª Deusa Helena Albuquerque T.E. Geórgia Menor, Enfª Ana Lívia Castelo Branco e Enfª Laurimary Caminha.
Fonte: Ascom Coren-PI