Em reunião realizada nesta quarta-feira, 15/03, Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, firmaram parceria que tem como objetivo o fortalecimento da Saúde no Estado.
O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Luz Neto, apresentou as principais pautas da Enfermagem, bem como as ações desenvolvidas durante a atual gestão. Em sua fala, Antonio Neto destacou a importância de uma parceria entre as duas instituições para o processo fiscalizatório, uma das atividades finalísticas do conselho: “Nossa fiscalização assumiu enorme relevância social. Exemplo disso são as interdições éticas dos serviços de Enfermagem em unidades de saúde, que têm resultado em contratações e melhorias na assistência. A participação da OAB nesse tipo de ação contribuirá bastante. Certamente, teremos um impacto positivo ainda maior nos serviços de saúde”, disse.
A visita institucional da OAB à sede do Coren-PI é marco para o estreitamento de laços entre as duas instituições. Havia pelo menos cinco anos que o presidente da ordem não visitava o regional. Celso Barros Neto, atual presidente da OAB-PI, falou da perspectiva de ações conjuntas com o conselho, enfatizando a contratação de profissionais de Enfermagem. “Vamos aliar conhecimentos jurídicos e de saúde ao propor iniciativas que atenderão tanto os profissionais da Advocacia como os da Enfermagem. Visamos estreitar as parcerias com a contratação de enfermeiros nos órgãos públicos e na rede privada.”, pontuou.
Iniciativas que fomentem a realização de concursos públicos, como o agendamento de uma audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e a cooperação para promoção de capacitações também foram debatidas durante a reunião. Além dos presidentes, participaram da reunião, pelo Coren-PI, o conselheiro T.E. Wendel Alves e o assessor jurídico Antonio Alberto Carvalho; pela OAB, o presidente da Comissão de Direito Médico, Dr. Williams Cardec Silva, e os membros da Comissão de Direito da Saúde: Anneth Basílio, Fabrício Carvalho, Francisco Formiga, Risleyane Paiva e Amanda Moura.
FONTE: Ascom Coren-PI