O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) vem a público manifestar o seu profundo repúdio diante do episódio de agressão sofrida por uma de nossas colegas, técnica de Enfermagem, durante o exercício de sua profissão, na Maternidade do Promorar, Zona Sul de Teresina.
Ato de extrema covardia, a agressão, realizada pelo acompanhante de uma paciente, evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.
De acordo com a profissional de Enfermagem, o homem ficou agressivo ao ser comunicado que a paciente que ele acompanhava precisaria ser transferida para outra unidade de saúde. Inconformado, ele desferiu um soco contra o vidro do balcão de atendimento, atingindo o rosto da técnica com os estilhaços do material. As polícias civil e militar foram acionadas e apuram o caso. O Coren-PI enviou ofício à direção da unidade de saúde cobrando esforços que assegurem a integridade física e emocional dos profissionais que ali atuam.
Em contato com a profissional, o Coren-PI colocou-se à disposição oferecendo todo o suporte e apoio necessários. As orientações legais, como registro de Boletim de Ocorrência na polícia, manifestação formal na Ouvidoria da autarquia e direito de solicitação de desagravo público, foram apresentadas à técnica de Enfermagem. Reafirmamos nosso compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida.
Teresina, 10 de abril de 2023