Em Teresina, Coren Capacita destaca Urgências e Emergências Psiquiátricas e Prevenção ao Suicídio

Capacitação reuniu aproximadamente 200 profissionais de Enfermagem

Durante toda a quinta-feira, 21/09, profissionais e estudantes de Enfermagem de Teresina e região acompanharam mais uma atividade do “Coren Capacita”, na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Desta vez, os temas estiveram voltados para Urgências e Emergências Psiquiátricas e Prevenção ao Suicídio.

Com vasta experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Enfª mestre Francina Lopes comandou os trabalhos do turno da manhã, abordando a temática “Urgências e Emergências Psiquiátricas”. Já no período da tarde, a Enfª Drª Márcia Astrês, outra referência na área, deu continuidade ao tema.

As palestrantes evidenciaram a importância da atuação da Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental, destacando as habilidades necessárias no auxílio ao indivíduo, com mediação de conflitos, contenção e prevenção de sofrimento psíquico.

A enfermeira recém-formada Nathyele Costa acompanhou a programação durante todo o dia e falou um pouco sobre o conhecimento adquirido. “Os minicursos foram excelentes. São conhecimentos valiosos que servirão como suporte e orientação quando nos depararmos com situações semelhantes às abordadas. Pretendo estar presente nas próximas atividades do Coren Capacita”, disse.

Para o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, as ações do “Coren Capacita” reforçam o compromisso do conselho com a qualificação dos profissionais de Enfermagem piauienses: “As atividades do Coren Capacita são sucesso absoluto, o que demonstra a vontade dos profissionais de procurar conhecimento. Seguiremos ofertando esses minicursos e esperamos alcançar a maior quantidade de profissionais”, concluiu.

Finalizando o cronograma do dia, a conselheira Enfª Ana Lívia Castelo Branco explanou a temática de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Além disso, foram realizadas dinâmicas variadas e sorteios de brindes. O evento contou com participação de aproximadamente 200 pessoas.

Enfermagem Solidária – Os interessados em receber atendimento de apoio emocional podem acessar o programa, de forma gratuita, por meio do CofenPlay. Os profissionais voluntários que compõem a equipe de atendimento estão disponíveis todos os dias, das 7h à 00h.

Centro de Valorização da Vida – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, através do disque 188.