O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) participou, nesta quarta-feira, 22/11, do lançamento do Protocolo Estadual para Transfusão Segura (PETS). A assinatura aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o conselheiro Enf. Samuel Freitas representou a autarquia na oportunidade.
O protocolo tem como objetivo estabelecer um procedimento operacional padrão para uma transfusão segura, buscando minimizar os incidentes transfusionais. Além do Coren-PI e do HEMOPI, participaram da elaboração da norma o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRMPI), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA).
Samuel Freitas falou sobre a importância do novo protocolo para os profissionais de Enfermagem. “Atuaremos para que em todas as instituições de saúde tenhamos transfusões seguras. O Coren-PI se coloca à disposição para divulgar o novo protocolo e a capacitar os profissionais de Enfermagem. É uma iniciativa que trará benefícios não só para os pacientes, mas também segurança para os profissionais de saúde, inclusive da Enfermagem, atuarem”.
O PETS é uma ferramenta importante para a prática institucional e um aliado para o profissional de saúde que atende o paciente que necessita de transfusão sanguínea nas unidades hospitalares do SUS. O documento segue os parâmetros vigentes adotados pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do conselheiro Samuel, as enfermeiras Breila Castro e Samara Silva, do HEMOPI, e Jaiana Bezerra, da FMS Teresina, merecem destaque na elaboração do protocolo.
Confira o protocolo na íntegra:
FONTE: Ascom Coren-PI com informações SESAPI