Coren-PI realiza desagravo público em favor de Técnicas de Enfermagem do Hospital do Dirceu II

Conselheiro Wendel Alves conduziu o rito de desagravo

Em defesa da honra e da integridade das técnicas de Enfermagem Ana Cleude Leite e Yasmin Sales, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, nesta terça-feira, 16/01, Sessão de Desagravo Público.  

Após análise, julgamento e aprovação do Plenário do Coren-PI, a sessão aconteceu em resposta às agressões físicas e verbais sofridas pelas profissionais no primeiro semestre de 2023, no Hospital Municipal do Dirceu II. A responsável pelos ataques foi a Srª Francisca Gardenea Silva, que na oportunidade, estava sob os cuidados das duas técnicas.

O conselheiro tesoureiro do Coren-PI, T.E. Wendel Alves, conduziu o rito do desgravo, que foi realizado no local das agressões e teve como objetivo expressar o apoio e a solidariedade da autarquia às profissionais. Na ocasião, o conselheiro enfatizou o trabalho do conselho em defesa dos profissionais de Enfermagem, atuando para que possam desempenhar suas atividades com segurança e qualidade. Além das profissionais agravadas, participaram da sessão o diretor do hospital, Enf. Thiago Macêdo, a gerente de Enfermagem, Larisse Viana, e outros profissionais de Enfermagem que atuam na unidade.

“É necessário que a sociedade tenha consciência do papel fundamental desempenhado pelos profissionais de Enfermagem. Nenhum tipo de agressão deve ser aceito. Destaco, também, a importância que as instituições possuam alternativas de suporte e acolhimento aos nossos colegas de profissão. O Coren-PI está sempre à disposição para auxiliar instituições e profissionais, contem conosco”, pontuou o conselheiro. Muito emocionada, Ana Cleude lamentou o ocorrido e agradeceu o conselho pelo apoio.

O Coren-PI repudia vigorosamente posturas que atentem contra o livre exercício da profissão. Esta autarquia reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos dos profissionais de Enfermagem e tomará todas as medidas necessárias para que possam desempenhar seu papel fundamental na assistência à saúde da população sem temer injustiças ou difamações.

. Denúncias

Utilize a Ouvidoria do Coren-PI para realizar denúncias por meio do site: https://coren-pi.org.br/ouvidoria/. É muito importante que as manifestações sejam enviadas com detalhes, como: nome dos envolvidos, local e data, documentos que apontem indícios e/ou prova dos fatos e até mesmo indicação de testemunhas. Em caso de agressão, não deixe de registrar um boletim de ocorrência na unidade de segurança mais próxima.

. Desagravo Público

O Desagravo Público é um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da Enfermagem, realizado em sessão pública, de acordo com a resolução Cofen nº 564/2017. Profissionais de Enfermagem ofendidos no exercício da profissão, ou em razão dela, têm o direito de solicitar a sessão ao Coren-PI.

FONTE: Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *