Diplomação da Gestão 2024-2026 é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento da categoria

Em uma solenidade que celebrou o comprometimento com a excelência da Enfermagem e a união por mais conquistas para a categoria, os conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) foram diplomados.

Ao todo, 14 profissionais de Enfermagem irão compor o Plenário do Conselho no triênio 2024-2026, divididos entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. A cerimônia aconteceu na noite da última quinta-feira, 25, no auditório do SESC Cajuína, em Teresina, e contou com as ilustres presenças do deputado federal Bruno Farias e do presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

A abertura da solenidade ficou a cargo da Orquestra Sanfônica de Teresina, que alegrou os presentes com versões de clássicos da cultura nordestina na harmonia inconfundível dos acordeons. Em seguida, após destacar os avanços da última gestão e desejar boa sorte aos novos conselheiros, o ex-presidente do Coren-PI, Antonio Neto, fez a entrega da lâmpada símbolo da Enfermagem ao presidente Samuel Freitas, em um momento que representou a transição entre as gestões.

“Ao longo desses anos, avançamos em diversas frentes, mas reconhecemos que ainda há muito a ser feito. A Enfermagem piauiense merece ocupar cada vez mais espaços de destaque e influência. Desejo sucesso aos novos conselheiros nessa nobre missão de continuar trabalhando incansavelmente para alcançar esse objetivo”, afirmou o ex-presidente.

Maior representatividade política da Enfermagem Brasileira e também presidente do Coren-MG, Bruno Farias deu detalhes da mobilização política em busca do cumprimento do Piso da Enfermagem: “Com todo respeito ao STF, mas entendemos que não compete à Suprema Corte legislar sobre uma lei aprovada nas duas casas legislativas, sancionada pelo presidente da República e com fonte de custeio assegurada constitucionalmente. Não desistiremos até que tenhamos a aplicabilidade da nossa lei em sua integralidade”, finalizou.

No ápice da solenidade, os integrantes do Plenário foram chamados um a um para receberem seus certificados de diplomação das mãos do presidente e do deputado federal Bruno Farias. Em seu discurso, Samuel Freitas agradeceu a confiança dos profissionais de Enfermagem na nova gestão e reforçou o compromisso do grupo com os desafios que estão por vir: “Nossas ações estarão voltadas para a ampliação da acessibilidade aos serviços e recursos disponibilizados pelo Coren-PI, incentivos ao empreendedorismo e especializações, bem como para o fortalecimento das atividades de Fiscalização, tendo sempre em vista a promoção do bem-estar profissional e a excelência dos serviços de Enfermagem”, declarou o presidente.

Além de ex-presidentes e servidores do Coren-PI, amigos e familiares dos conselheiros diplomados, diversas autoridades da área da saúde prestigiaram a solenidade. Destaque para os representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Eny Pontes, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Leila Marília Santos, Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Ítalo Sales, e Sindicato do Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí (SENATEPI), Getúlio Leal.

Novo Plenário

O novo plenário do Coren-PI foi eleito em votação aberta a profissionais de Enfermagem regularmente inscritos no conselho, realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2023. Com uma aprovação de mais de 84% dos votos válidos, os integrantes da Chapa “Enfermagem unida por mais conquistas” foram os escolhidos para representar o Coren-PI nos próximos três anos (2024-2026).

– Confira os nomes dos conselheiros diplomados:

Diretoria

. Presidente: Enf. Samuel Freitas Soares