Foi realizado, na última quinta-feira, 25, no auditório da sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), em Teresina, o curso de Identificação e tratamento avançado de disfunções pélvicas na infância.
Resultado de uma parceria entre o conselho, a SOBEST – Associação Brasileira de Estomaterapia e as ligas acadêmicas de Estomaterapia da UESPI e UFPI, o evento reuniu aproximadamente 100 enfermeiros. Diretamente de São Paulo e de Curitiba, as idealizadoras do projeto, enfermeiras Marta Lira e Drielle Arruda, foram as responsáveis por ministrar a capacitação, a convite da conselheira Sandra Marina.
“Sabemos que muitas crianças ainda têm a real necessidade de serem acompanhadas quanto às suas necessidades fisiológicas. Pensando nisso, convidei as especialistas para orientar nossos estudantes a identificar e tratar disfunções urinárias e intestinais. Nosso objetivo é sempre qualificar nosso alunato, para, como consequência, formarmos bons profissionais para a melhoria da vida dos pacientes”, explicou Sandra Marina.
Os enfermeiros que participaram da capacitação tiveram acesso a um conteúdo precioso que, a partir de agora, será aplicado em suas rotinas sempre que se depararem com situações em que seja necessário identificar, gerenciar e tratar as disfunções urinárias e intestinais em crianças e adolescentes.
Para Drielle Arruda o diferencial do curso foi proporcionar a enfermeiros da Atenção Básica o embasamento necessário para a identificação os problemas urinários e intestinais, estimulando os profissionais sobre questões que impactam profundamente a vida social de crianças e adolescentes. “É incrivelmente gratificante falar sobre o que amo fazer: contribuir para a formação de profissionais extraordinários e, ao mesmo tempo, promover saúde para a população. Juntos, estamos transformando vidas e construindo um futuro melhor para a sociedade e para a Enfermagem”, pontuou a palestrante.
Coren-PI com informações UESPI